"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"I can't see the sea" sobe ao palco do Centro Cultural do Cartaxo

O espetáculo é um solo de Maurícia Neves que fala da impossibilidade de ver com clareza. 

28 Jul 2018  |  21h30

Centro Cultural do Cartaxo
Rua 5 de Outubro | 2070-059 Cartaxo

Resgatam-se alguns assuntos da atualidade: o plástico e o petróleo que invadem os mares e oceanos de todo o mundo, a contaminação de vários alimentos com plástico, os derrames de petróleo que têm sido abafados pela imprensa. E colocam-se em relação corpo, voz, objetos e paisagem, segundo uma ideia de contaminação, de olhar turvo.

Coreografia, conceção e interpretação Maurícia Neves
Assistência e aconselhamento Joana Castro
Espaço Cénico Jhonny Aguiar
Iluminação Filipa Romeu
Apoio à produção ORG.I.A / PI
Co-produção FIAR
Apoios GTM e Materiais Diversos
Residências EIRA, TEMPO (Teatro Municipal de Portimão), Teatro de Ferro, Estúdios Victor Córdon – CNB e Centro Cultural de Cartaxo.

Datas
Centro Cultural do Cartaxo
23 de julho a 2 de Agosto Residência artística
28 de julho às 21h30 Antestreia
Entrada livre | M6
Conversa com o público no final do espetáculo
5 de agosto - FIAR _ Palmela Estreia
28 e 29 setembro - Armazém 22 _ Gaia
2019 (Por confirmar)
fevereiro - Festival Entrelaçados - Portimão, Algarve
outubro - Festival Paralelo - S. Miguel, Açores

I can't see the sea é um solo que fala da impossibilidade de ver com clareza. Somos sempre influenciados por diferentes pontos de vista, sentimentos e dogmas. Vemos o que queremos ver.
Resgatando alguns assuntos da atualidade: o plástico e o petróleo que invadem os mares e oceanos de todo o mundo. A problemática começa a ser grave e alarmista. Vários alimentos já se encontram contaminados com plástico, os derrames de petróleo têm sido abafados pela imprensa.
Neste projeto, o corpo e a voz relacionam-se com os objetos e a paisagem, misturam-se na ideia de contaminação, olhar turvo.

MAURÍCIA NEVES (Portimão, 1989)
Coreógrafa e performer, tem produzido as suas próprias criações de dança, performance, instalação e música, aventurando-se também na área de figurinos e design de iluminação, nas suas criações. Em 2009, dedica-se mais afincadamente à criação das suas performances. Criou desde de 2010, KITSCHCAMP - JUÍZO FINAL, em 2013, inicia a criação de uma trilogia de peças: uma instalação – This is not entertainment – uma faixa musical – This is not for sale e é um manifesto - e uma peça de dança – This is not a love story. This is A and B; em 2014, “I’m not comfortable talking to you from up here”, uma peça de dança de 15 minutos; em 2015, “I can’t die because of Global Warming”; em 2016, “WE WILL USE SMOKE MACHINES”, um trabalho colaborativo com 5 artistas de diferentes áreas artísticas, apresentado no Festival Cumplicidades e em Portimão; em 2016/2017 “The power of unknown CHAOS” e “We are NOT so pretentious”; em 2018 “I can’t see the sea” e “anesthetize”.
Trabalhou com RADAR 360 (“Arrumadores de Pessoas”, 2011); Martim Pedroso (“Penthesilia”, 2012); Margarida Mestre (“Corações ao alto”, 2013); Ana Borralho e João Galante (“Atlas”, 2014); João Sousa Cardoso (“Mima- Fatáxa”, 2015); Joris Lacoste (“Encyclopédie de la parole”, 2014) e Collectif Jambe (“AQUI HÁ REGRAS”, 2016); André Uerba (“Burn time”, 2017); Gustavo Ciríaco (“Onde o Horizonte se move”, 2017); Ligia Soares (“Cuore”, 2018). Tem apresentado as suas criações em Lisboa (CCB, Teatro Cornucópia, Teatro Ibérico, Negócio – ZDB e Temps d’Images), Vila Nova de Gaia (Armazém 22), Montemor-o-Novo (PT.17), Serpa (Musibéria), Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite), Torres Vedras (Cine-Teatro), Portimão (TEMPO – Teatro Municipal de Portimão), na Lituânia e na Alemanha.

>> Mais informações
Agenda
Cinema e Vídeo

CineTODOS

Auditório Camões 8 Set 2025  |  14h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "Monólogos da Vagina - A Despedida"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 11 de setembro (quinta-feira), às 21h00, no Auditório do Taguspark, Porto Salvo - Oeiras. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
111,973,595