"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Depois das presidenciais: que resposta à extrema-direita?

Debate promovido pelo Forum Demos, realizado dia 12 de fevereiro pelas 18h30 (PT) / 15h30 (BR)

O Forum Demos retomará os debates livres que organizava na Cooperativa Árvore, desta vez em formato online, na próxima sexta-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 18h30 (PT) / 15h30 (BR), e com transmissão pelo Youtube, através do canal do Forum Demos.

As últimas eleições presidenciais confirmaram que Portugal já não é exceção, que tínhamos voltado a ter de contar com uma força de extrema-direita com um discurso de ódio racial e populista, que usa a calúnia  contra as forças progressistas. 

As diferentes forças democráticas propõem estratégias diversas para combater o Chega. Há os que consideram que é necessário denunciar o caráter anticonstitucional, reacionário, neofascista do partido da extrema-direita. Há  os que consideram que se exagera o perigo que esse partido representa e que se deve apostar na sua normalização. Há quem considere que a melhor resposta, para não contribuir para a popularidade mediática da formação, é o silêncio, acompanhado da resolução das desigualdades sociais que afastam cidadãos da democracia.

 Qual deve ser a resposta dos democratas à extrema-direita em Portugal? O que ensina a experiência dos outros países, nomeadamente,  do Brasil? Estas são algumas das questões que iremos discutir.

Sexta-feira, 12 de fevereiro
18h30 (PT) / 15h30 (BR)

Canal Youtube do Forum Demos:
https://www.youtube.com/channel/UCKsPwVXQ1KWFsynKDFk8sig

Veja ou reveja aqui: