"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Debate – “Os Direitos dos Palestinos entre Dois Estados e um Estado Laico”

O novo debate luso-brasileiro organizado pelo Forum Demos terá lugar no próximo dia 5 de julho (segunda-feira), pelas 18h30 (PT) / 14h30 (BR), com transmissão em direto (streaming) no Youtube.

O debate será introduzido pelo depoimento do ativista palestino Mohammad El Kurd e moderado por Álvaro Vasconcelos.

Depois desta introdução o debate contará com o comentário de Ana Santos Pinto, professora de Estudos Políticos na Universidade Nova de Lisboa, e de Arlene Clemesha, professora de História Árabe na Universidade de São Paulo.

O debate será transmitido em direto através do canal de Youtube do Forum Demos.

Os confrontos em Jerusalém, iniciados há mais de dois meses, e o mais recente ataque israelense à Faixa de Gaza, colocaram novamente a Palestina ao centro dos debates mundiais.

Diante da conflagração, perguntamo-nos quais os elementos novos e o que permanece inalterado na conjuntura local? Ainda faz sentido debater o caminho traçado em Oslo, da solução dos dois estados, ou deveria a sociedade civil mundial atuar a favor da formação de um Estado único, seja ele binacional ou laico? Que impacto pode ter a mudança da administração americana? Na conjuntura atual, é possível apontar uma via para garantir os direitos dos palestinos?

Mohammad El Kurd é membro de uma das famílias palestinas ameaçadas de expulsão de suas casas no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém oriental.

Suas casas têm sido alvo de ataques constantes de colonos israelitas e até de invasão e ocupação pelos mesmos. Aguardam que o Supremo Tribunal de Israel aceite suas apelações contra a expropriação de suas casas.