Segurança e Defesa

A Guerra nos Media, por Diogo Pires Aurélio

O papel dos órgãos de informação nos conflitos político-militares tem vindo a ser discutido desde a II Guerra Mundial. Orientando as opiniões e alimentando as motivações do público, os media tornam-se elementos decisivos nos estudos de estratégia um desafio para os responsáveis políticos. Daí a sua relevância na crise pós-11 de setembro, que inaugura alguns aspetos desta “frente mediática”, nomeadamente a simultaneidade dos acontecimentos e da circulação de informação; a utilização destes mesmos meios pelos adversários dos Estados Unidos; e a globalização da batalha de informação. É neste novo contexto comunicacional que o presente artigo analisa a atitude dos órgãos de informação portugueses ao assunto e de que forma esta terá revelado, por um lado, o escasso conhecimento do mundo islâmico e, por outro, o diminuto interesse pelos dados conjunturais e estruturais específicos à atual crise e que impedem a sua efetiva compreensão no interior do quadro geoestratégico tradicional.

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Data
2001-12-01
OBS
AURÉLIO, Diogo Pires. "A Guerra nos Media". Mundo em Português: Lisboa. IEEI. Nº 27 (2001). págs.
Dimensão do suporte
5 págs.
Idioma
Português