Adesão à Europa e Política Europeia

A Turquia na arquitectura da segurança europeia: potencialidades e fragilidades, por Tiago Alves, Mónica Miranda e Simone Pedrosa

O presente texto aborda brevemente os benefícios da adesão da Turquia na União Europeia, bem como os motivos de apreço levantados. Do lado dos benefícios encontram-se a posição geostratégica única da Turquia; o seu peso a nível político, económico e militar; e a sua potencialidade enquanto ponte mediadora económica e cultural, mas também no que se refere à política externa e diplomacia. Porém, muitos europeus receiam que, com a entrada da Turquia, a UE se torne mais vulnerável ao terror e à instabilidade geopolítica uma vez que tem como vizinhos o Irão, o Iraque e a Síria, regiões propícias a conflitos. Não obstante, mantém-se a premissa de que a Europa se deve pensar como projeto integrador e aberto ao diálogo de culturas e valores na construção de uma paz sustentada a longo prazo.

Descarregar artigo
Data
2005-12-05
OBS
ALVES, Tiago; MIRANDA, Mónica; PEDROSA, Simone - A Turquia na arquitectura da segurança europeia: potencialidades e fragilidades. XXIII Conferência Internacional de Lisboa. Lisboa: IEEI (2005). págs.
Dimensão do suporte
2 págs.
Idioma
Português