"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Investimento e diplomacia portuguesa em África, por Fernando Jorge Cardoso

Diplomacia Económica; Estratégias de Investimento; Empresas; Expansão de Investimento; Internacionalização; Políticas de Cooperação

Numa altura em que a diplomacia económica assume um papel de destaque nas intenções governamentais portuguesas, o presente artigo pretende avaliar a importância que lhe é atribuída pelos agentes empresariais, particularmente nas suas estratégias de investimento em África. Para tal, faz uso dos resultados do projeto sobre “Políticas de Cooperação e Estratégias Empresariais Portuguesas em África” e consequente conferência internacional “Negócios e Diplomacia em África”, que visou a análise das relações entre atividade económica e expansão do investimento em países africanos, relacionando a expansão física da propriedade e dos interesses das empresas com as estratégias de internacionalização e a deslocalização e com as políticas diplomáticas e de cooperação, relembrando algumas das questões então colocadas e respondidas pelas empresas portuguesas com investimento direto em África.

Data 2003-02-01
OBS CARDOSO, Fernando Jorge. "Investimento e diplomacia portuguesa em África". Mundo em Português: Lisboa. IEEI. Nº 41 (2003). págs.
Dimensão do suporte 3 págs.
Idioma Português