"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Alcains

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Castelo Branco

Tipo de Património
Centros Históricos
Descrição

 

Com uma área não muito extensa e encostada pelo lado Sul à urbe albicastrense esta Vila (elevada em 12/11/1971) de Alcains, ocupa uma posição central dentro do concelho, e surge encaixada entre as Freguesias da Póvoa de Rio Moinhos (a Nordeste), de Lardosa (a Norte), de Escalos de Baixo e Escalos de Cima (a Poente). Acusando uma topografia em geral um pouco acidentada, esta Vila tem como seu principal tributário hidrográfico a ribeira da Líria.
No séc. XII esta região fazia parte da Herdade da Açafa, dos domínios de D.Afonso Henriques. Mais tarde D.Afonso III acabaria por doá-la à Ordem dos Templários. Acabando pelos finais do séc. XIV esta Aldeia de Alcains por ver delimitada o seu termo.
Sobre as remotas origens de Alcains, diversos achados arqueológicos testemunham a presença humana num variado leque de ocupação, a estender-se desde a Pré-história até à época medieval. De período do Neolítico são vários machados de pedra polida encontrados nas estações da Grulha e da Lameira de Curia e presentemente à guarda do Museu Tavares Proença Júnior. Por sua vez a Romanização está bem documentada nos vestígios encontrados no Cabeço da Pelada, tais como um forno e uma ara votiva dedicada a divindade Reve, datada do século II d.C..
Rica em património histórico e religioso Alcains tem nos Solares de Alcains (dos Viscondes de Oleiros) e dos Goulões (dos Viscondes de Idanha-a-Nova) os seus expoentes máximos, estando classificados como "Imóveis de Interesse Público" por decreto de 2002.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...

Artesanato: Trabalhos em cantaria
Gastronomia: Sopa de matação, cabrito recheado, queijo de ovelha, papas de carolo, bolo de festa/Páscoa, biscoitos de azeite, bicas, broas de mel
Festas e Romarias: Festa de Santa Apolónia
Feiras: 1 de Novembro
Mercados: Sábados

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
04/02/2022
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,858