"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Carapito

Distrito: Guarda
Concelho: Aguiar da Beira

Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Descrição

A povoação dista 10 km da sede de concelho, Aguiar da Beira, e está implantada no sopé da serra do Pisco, flanqueada pelas nascentes dos rios Dão e Paiva, numa zona de forte ocupação castreja, incluída nas antigas terras medievais de Aguiar da Beira.

Teve foral dado por D. Manuel I em 1514. Há muito extinto o seu concelho, esteve anexado ao de Trancoso, aquando da extinção do de Aguiar da Beira em 1896, tendo sido novamente integrado neste, quando foi restaurado em 1898.

É uma povoação tradicional, que apresenta um património arquitetónico e construído de valor histórico com destaque para o pelourinho que simboliza os antigos privilégios de autonomia autárquica, a igreja matriz e, o conjunto de monumentos megalíticos do Neolítico Final, que forneceu espólio diversificado.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
11/05/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,942,209