"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Carapito

Distrito: Guarda
Concelho: Aguiar da Beira

Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Descrição

A povoação dista 10 km da sede de concelho, Aguiar da Beira, e está implantada no sopé da serra do Pisco, flanqueada pelas nascentes dos rios Dão e Paiva, numa zona de forte ocupação castreja, incluída nas antigas terras medievais de Aguiar da Beira.

Teve foral dado por D. Manuel I em 1514. Há muito extinto o seu concelho, esteve anexado ao de Trancoso, aquando da extinção do de Aguiar da Beira em 1896, tendo sido novamente integrado neste, quando foi restaurado em 1898.

É uma povoação tradicional, que apresenta um património arquitetónico e construído de valor histórico com destaque para o pelourinho que simboliza os antigos privilégios de autonomia autárquica, a igreja matriz e, o conjunto de monumentos megalíticos do Neolítico Final, que forneceu espólio diversificado.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
11/05/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,861,495