"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Salvaterra do Extremo

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Igreja da Misericórdia de Salvaterra do Extremo - Fachada principal (MRamalho, 2016)
Tipo de Património
Centros Históricos
Descrição


No extremo da linha fronteiriça, localização que a identificação toponímica preserva, teve foral dado por D. Sancho II em 1229, e posteriormente, em 1510, foral novo outorgado por D. Manuel I. Foi sede de concelho até ao séc. XIX, altura em que se integrou no de Idanha-a-Nova.

A rua Direita, de entrada da vila ao sítio do desmoronado castelo, com as travessas envolventes, é o espaço agregador onde se erguem a Igreja matriz e a Igreja da Misericórdia, monumentos de certa dimensão e de grande qualidade artística na fachada e no interior. A antiga casa da Câmara com a sua torre sineira e o Pelourinho com escudo, armas reais e representação da Cruz de Malta são também elementos de destaque que se integram na harmonia do conjunto da povoação.

Nos arredores destacam-se ainda a velha torre fazendo frente à castelhana Penã Fiel, a Capela de Nossa Senhora da Consolação (ermida localizada à entrada, evocando a protecção da Virgem em relação a uma praga de gafanhotos e local de realização da festa do Bodo no segundo domingo depois da Páscoa), o aqueduto com chafariz coroado pelas armas reais, as ruínas da Capela de S. Pedro e a calçada romana (vestígios da via integrada no itinerário regional que ligava Mérida à Egitânia - Idanha-a-Velha).

Marcada pelas tradições ancestrais a produção artesanal local é rica, nomeadamente o trabalho de rendas de agulhas e a gastronomia é célebre pela doçaria que enriquece os festejos do Natal e da Páscoa.

O cenário envolvente é paradisíaco com paisagens serenas, alternadas com grandes fragas sobre o rio Erges, e percorridas por espécies animais raras, com destaque para as águias reais, as cegonhas e as lontras do rio.

A economia local, outrora ligada ao contrabando fronteiriço (café, tabaco, arroz), reduz-se hoje essencialmente à agricultura com base na produção de cerais, à pastorícia e à pecuária.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
30/03/2022
Agenda
Exposições

Pés de Limão

Museu do Quartzo, Mosteiro de Grijó e Go Romaria Cultural 13 Jul a 28 Jul 2024

Passeios e Visitas

Lisboa Moderna

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 13 Jul 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,057,850