"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Folgosinho

Distrito: Guarda
Concelho: Gouveia

Castelo de Folgosinho
Tipo de Património
Centros Históricos
Descrição

Folgosinho é uma freguesia do concelho de Gouveia e encontra-se a 930 m de altitude. Na sua envolvente encontram-se dois picos da Serra da Estrela (o de Santiago e o da Santinha), a altitudes aproximadas de 1500 m que constituem excelentes miradouros.

Antiga vila e sede de concelho, Folgosinho recebeu foral dado por D. Sancho I em 1187, confirmado por D. Afonso II em 1217 e por D. Manuel I em 1512. Era um dos principais concelhos da zona serrana e o centro da economia local ligada à pastorícia, aos lacticínios e à agricultura. De pequenas dimensões, foi um concelho determinante para a consolidação do povoamento nas encostas poentes da Serra da Estrela, como atesta o seu pelourinho. A reforma administrativa e o ordenamento territorial do Liberalismo levaram à sua extinção em 1836.

Do seu património destaca-se uma fonte rústica com versos populares alusivos à pureza das águas em comparação com a virtude das mulheres (Água e mulher / Só boa se quer), um troço de calçada romana classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1992, que pertencente ao troço da via romana que ligava Mérida a Viseu. 

Também dignos de especial referência são os elementos de uma fortificação medieval, cujo Castelo se encontra também classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1936. Encontra-se numa formação de quartzo escarpada, onde poderá ter existido uma pequena atalaia pertencente à linha defensiva do Mondego. Nos anos 30 foi edificado no local um monumento que consiste num recinto amuralhado, circular, com duas torres.

O casario integra-se de forma harmoniosa na paisagem com construções rústicas, à sombra do vetusto castelo.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, Vol. II, Lisboa, IPPAR,1993.
Data de atualização
27/07/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,591,963