"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Linhares da Beira

Distrito: Guarda
Concelho: Celorico da Beira

Localização
Meia-encosta da vertente nordeste da Serra da Estrela
Tipo de Património
Centros Históricos
Descrição

A aldeia Histórica de Linhares da Beira localiza-se a 810 m de altitude, numa das encostas da Serra da Estrela, integrando-se no concelho de Celorico da Beira e distrito da Guarda. Embora não se conheça documentalmente a origem da aldeia, a sua fundação lendária é atribuída aos Túrdulos no século VI a. C..
Habitada por Lusitanos, a aldeia teve origem num castro posteriormente ocupado e desenvolvido pelos Romanos. A sua denoninação teria sido então Lénio ou Leniobriga e a terminação briga revela a possível existência de uma fortificação em local elevado. Este castro foi sucessivamente aculturado pelos povos que ocuparam o Norte da Península (dos Celtas aos Lusitanos), tornando-se assim num local estratégico da defesa da zona. Foi romanizado (século I a V), muçulmanizado (século VIII a X) e, a partir do século X diversas vezes reconquistado por soberanos das Astúrias e Leão, e retomado por Mouros. Constituíndo um importante núcleo de resistência, chegou a ser totalmente destruído no século VIII quando os Mouros avançavam para o Norte e interior.

Depois de conquistada por D. Afonso Henriques, a aldeia foi povoada por este monarca que lhe concedeu um primeiro foral que depois confirmou em 1169. Linhares viu ainda o seu foral reconhecido por D. Sancho I em 1198, por D Afonso II em 1217, e recebeu foral novo, dado por D. Manuel I em 1510. Durante a Idade Média, a povoação foi uma importante frente na defesa avançada do território entre a Beira Alta e a Beira Litoral e simultaneamente o centro administrativo e judicial bem protegido pela muralha do castelo. Aqui esteve instalada a Gafaria do Mondego que, nesta época prestou relevante apoio a moradores e peregrinos. No período manuelino, já sem a importância das anteriores funções militares, tornou-se um concelho com grande importância económica na no centro de uma região serrana, rica em recursos da agricultura e pastorícia. Foi este o período de expansão da vila para fora das antigas muralhas do castelo e da construção da Domus Municipalis e da Misericórdia. A vila chegou mesmo a possuir duas freguesias - a de Santa Maria e a de Santo Isidro, que em 1566 foram fundidas numa única. D. João III elevou Linhares a sede de condado e nomeou D. António de Noronha o seu primeiro titular. A povoação manteve-se sede de uma ampla e próspera comarca, até finais do século XVIII, quando a população diminuiu e o aglomerado decaiu. No século XIX, Linhares tinha 6 concelhos subjacentes e chegou a ter um deputado nas cortes. No entanto, a decadência das antigas funções defensivas levou este à extinção do concelho em 1842.

Muitas referências da história local desta povoação estão ligadas a lendas ancestrais. Sendo a Beira uma zona estratégico-militar muito importante foram vários os períodos de instabilidade e sucessivas as investidas de castelhanos e leoneses. De acordo com a tradição, numa noite de luar, em 1189, encontrando-se Celorico cercada, foi auxiliada pelos habitantes de Linhares, e conseguiram em conjunto derrotar o exército de Leão. Este facto deu origem ao brazão da vila que tem uma meia-lua e cinco estrelas. Reza também a tradição que foram os habitantes de Linhares que derrotaram o famoso mouro Zurar que habitava o castelo de Azurara, próximo de Mangualde. Este feito terá sido comemorado anualmente até ao século XVII através de romaria a uma capela situada no sítio do castelo de Azurara.

Com uma estrutura urbanística de características medievais, preenchida por edíficios de arquitetura popular que se erguem lado a lado com exemplares eruditos da arquitetura religiosa e civil, a aldeia tem um notável valor patrimonial e histórico.

Dos monumentos mais antigos de Linhares destacam-se o castelo (mandado reconstruir por D. Dinis), a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, o pelourinho, o forum municipal, o solar dos Pinas e o palácio dos Cortes Reais, e as solarengas casas dos Brandão de Melo e Correia Furtado. Ao longo de três ruas principais, estreitas e acidentadas, encontram-se vários elementos com traços manuelinos, ao nível de decoração de portas e de janelas.

O desaparecimento das florestas circundantes constituiu um dos fatores de recessão económica da aldeia, além da desertificação provocada pela emigração. A população atual é escassa e está muito envelhecida mantendo, no entanto, as atividades tradicionais como a agricultura, a pastorícia e a produção de lacticínios. Esta grande diminuição da população deve-se essencialmente às vagas migratórias dos anos 60 para os Estados Unidos da América e França. No entanto, mais recentemente, a atividade da aldeia sofreu um incremento devido ao facto ser considerada uma zona com condições extraordinárias para a prática desportiva de Parapente, tendo-se tornado num local mítico para esta prática.

Em 2013 a Antiga Vila de Linhares da Beira é classificada como Conjunto de Interesse Público (Portaria n.º 279/2013).

A classificação da Antiga Vila de Linhares da Beira reflete os critérios relativos ao interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica ou científica.

Núcleos mais importantes

Dos monumentos mais antigos de Linhares destacam-se o castelo (mandado reconstruir por D. Dinis), a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, o pelourinho, o forum municipal, o solar dos Pinas e o palácio dos Cortes Reais, e as solarengas casas dos Brandão de Melo e Correia Furtado. Ao longo de três ruas principais, estreitas e acidentadas, encontram-se vários elementos com traços manuelinos, ao nível de decoração de portas e de janelas.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
27/10/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,226