"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Mosteiro de Santa Maria de Cós

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Alcobaça

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 35443 de 2-1-1946
Descrição

O conjunto conventual no qual se integra a Igreja de Santa Maria de Cós remonta ao século XIII e o seu surgimento deve-se ao mosteiro de Alcobaça, que ali teria um conjunto de mulheres devotas que auxiliavam em múltiplas tarefas necessárias ao bom funcionamento do mosteiro. Por ali ficaria e se desenvolveria a comunidade conventual, até a extinção das ordens religiosas, na primeira metade do século XIX.

A igreja apresenta uma arquitetura exterior bastante austera, com linhas muito sóbrias.

No interior, a nave única desenvolve-se entre o coro e a capela-mor.

Esta igreja é, literalmente, um santuário ao barroco. Nela, evidenciam-se os vários altares de talha dourada de boa execução, os revestimentos de azulejo, principalmente da sacristia, e os impressionantes caixotões de madeira que constituem o teto que cobre a nave, o coro, a sacristia e o vestíbulo. As pinturas são da autoria do pintor Pedro Peixoto e datam do início do século XVIII.

Para além da riqueza dos seus elementos decorativos barrocos e do portal manuelino, a igreja de Cós é de visita incontornável, por aqui se respirar uma atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.

Modo de funcionamento

HORÁRIO
Devido às restrições decretadas pelo governo no contexto da pandemia Covid-19 os horários e serviços podem sofrer alterações.

3ª a 6ª: 09h30-12h30 e 14h00-18h00
Sábado:14h00-18h00
Encerrado ao domingo e à segunda-feira.

Receção no espaço COZART (antiga Adega das Monjas, junto ao Mosteiro).

COZART
E-mail: projeto.cozart@cbesfc.pt  | Telefone +351 916 37 2131 / +351 969 64 2970

Turismo de Alcobaça
E-mail: turismo@cm-alcobaca.pt | Telefone:  +351 924 032 615

Aberto ao público.
Visitas guiadas gratuitas.

Morada
Rua Santa Rita
2460 Alcobaça
Cós
Fonte de informação
Câmara Municipal de Alcobaça
Data de atualização
09/08/2021

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,335,345