"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Aldeia Histórica do Piódão

Distrito: Coimbra
Concelho: Arganil

Localização
Serra do Açor
Tipo de Património
Centros Históricos
Proteção Jurídica
95/78, DG 21O de 12-09-1978
Descrição


A Aldeia Histórica do Piódão, localizada na Serra do Açor e classificada como Imóvel de Interesse Público, é um exemplo de adaptabilidade ao meio ambiente que a envolve já que se encontra construída em anfiteatro. Esta é uma das mais antigas aldeias de Portugal com uma importante história no que diz respeito aos seus usos e costumes.

A componente natural da Serra do Açor foi, desde há muitos séculos, um atrativo indispensável ao desenvolvimento e permanência do Homem na zona. Assim, dada a quantidade de pastagens e nascentes existentes, ali se fixaram pastores lusitanos com os seus rebanhos, cavalos e éguas, facto que justifica a denominação da aldeia de Chãs d'Égua.

A inacessibilidade característica da zona também servia os perseguidos pela justiça, que sentindo-se seguros se fixavam em locais inabitados. Posteriormente, os solitários aperceberam-se que em conjunto facilitariam bastante as suas vidas e formaram um povoado que apelidaram de Casas Piódam.

A par com as atividades que já desenvolviam, os habitantes começaram a dedicar-se a outras formas agrícolas como a apicultura, passando o mel a fazer parte da sua alimentação e a ser o grande responsável, até hoje, da subsistência económica da população. Sendo um local particularmente quente, a reprodução de formigas era bastante nefasta para as reservas de mel, facto determinante para a deslocação do povoado para o atual lugar do Piódão.

Foi sede do concelho de Vide de Foz do Piódão, passando no século XIX a pertencer ao antigo concelho de Avô extinto em 1855, integrando-se no Concelho de Arganil.



A adaptação do povoado à morfologia do sítio resulta em ruas muito sinuosas, conferindo-lhe uma malha compacta característica dos aglomerados medievais. O material de construção dominante é o xisto, utilizado tanto nas fachadas como nas coberturas e pavimento das ruas, facto que confere ao Piódão uma grande uniformidade arquitetónica.

O xisto é também responsável pela cor escura da aldeia, contrastada com o azul das molduras das portas e janelas, destacando-se desta mancha a alvura de algumas casas em alvenaria e Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição.


Atualmente, como no passado, a agricultura e pastorícia continuam a ser as principais componentes do modo de vida da população que, apesar de muito diminuída e envelhecida se mantém fiel aos seus costumes. Esta é a base do valor antropológico e cultural do Piódão.



Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
12/01/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,166,641