"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de Nossa Senhora da Piedade

Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 45/93 de 30-11-1993
Descrição


Construção do século XVI. Este templo construído no início do século XVI (1512) pelo Doutor João Cotrim para panteão da família Cotrim conforme se pode constatar pelo brasão existente na pedra de fecho da abóbada.

De características manuelinas a ermida/panteão atualmente adossada à parede norte da igreja de São Jorge, possui um alpendre de arco duplo com cúpula de recorte hexagonal terminada em bico, cujo interior apresenta uma decoração em cordame. Interiormente existe um altar em pedra da Arrábida.

Na parede do lado esquerdo podemos observar ainda vestígios do revestimento azulejar hispano-árabe.

No pavimento encontram-se duas sepulturas, uma com a legenda já gasta e impercetível e a outra com uma inscrição em letra gótica onde se pode ler AQUY IAZ RUY CUTRIM DE CASTANHEDA FIDALGO DA CASA D’L RY Dõ MANUELL.

A ermida é coberta por uma abóbada de nervuras com bocete no fecho e quatro estribos terminados em base recamada e boleada no suporte dos artesãos.

Morada
Largo da Igreja, Sarilhos Grandes
Telefone
(+351) 21 289 69 59
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
23/01/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
60,135,341
>