"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Nossa Senhora do Ó

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Áreas Artísticas
Talha
Descrição

Chamada anteriormente de Capela da Piedade do Terreiro, da Piedade do Cais ou simplesmente da Senhora do Cais, deve o seu actual nome ao facto de para aí ter sido levada a imagem da Senhora do Ó, possivelmente vinda da capela da Porta da Ribeira que foi demolida em 1821. O templo seiscentista, foi remodelado no séc. XIX, após os danos sofridos no período das lutas liberais.

A fachada apresenta o portal sobrepujado por um nicho com a imagem da Virgem, encimado por vão trabalhado na moldura; a entrada é ainda ladeada por janelas ornadas na parte superior por cartelas onduladas.

No interior destaca-se o retábulo setecentista (1712) em talha, da autoria de João da Costa.

Intervenções e Restauros
Remodelações no século XIX.

Programas e Projetos
São organizadas na freguesia de São Nicolau as Festas em honra da Senhora do Ó, durante o mês de Agosto.

Morada
Largo do Terreiro
4000
PORTO
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.

Data de atualização
29/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,675,405