"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Reserva Natural do Estuário do Tejo

Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituto de Conservação da Natureza
Descrição

O estuário do Tejo é a principal formação estuarina do país. Inclui terrenos de aluvião no interior do estuário (mouchões) e de vasas, sapal salgado sujeito a marés, salinas, terrenos agrícolas, pastagens e pequenas áreas de montado e pinhal manso.

A Reserva Natural do Estuário do Tejo, inclui uma superfície de 14560 ha, que abrange os concelhos de Benavente, Vila Franca de Xira e Alcochete.

No interior da Reserva Natural estão definidas duas reservas integrais - a Reserva Integral do mouchão do Lombo do Tejo, constituída por uma pequena lagoa de 29 ha destinada principalmente a proteger a nidificação do Pato Real assim como a permanência no Inverno de outras espécies de anatídeos; e a Reserva Integral de Pancas constituída por uma zona de lamas e sapal com cerca de 1013 ha e que tem por objectivo preservar a existência de aves limícolas e de outras espécies.

Ecologicamente, é a mais importante zona húmida do país, constando da lista de zonas húmidas de importância internacional. Encerra um enorme potencial biótico, sobretudo a nível ictiológico e malacológico. No que respeita aos vertebrados, as aves são o grupo melhor representado, sendo um local de importância para aves aquáticas migradoras e invernantes, com um número de efectivos que pode ultrapassar valores superiores a 100.000 (mais de 80.000 limícolas). Entre as espécies invernantes, destacam-se com importância internacional, o Alfaite - em números que chegam a representar cerca de 75% dos totais europeus - a Tarambola-cinzenta, o Pilrito-comum, o Maçarico-de-bico-direito, o Perna-vermelha e os anatídeos em geral. O Perna-longa e a Perdiz-do-mar apresentam núcleos reprodutores de importância internacional.

O estuário do Tejo é ainda um dos núcleos mais importantes de passagem outonal de passeriformes transsarianos, com destaque para o Rouxinol-pequeno-dos-caniços, Rouxinol-grande-dos-caniços, Felosa-dos-juncos e Felosa-musical. A Reserva integra a Convenção de Ramsar desde 1980, num quadro legal internacional donde decorrem compromissos e responsabilidades que são também o reconhecimento de que se trata de uma das zonas de invernada de aves aquáticas migradoras mais importantes do Palártico Ocidental.

Flora predominante
Vegetação de sapal.
Fauna predominante

Aves migradouras: Pato Real, Marrequinha (Anas crecca), Ganso comum (Anser anser), Pato trombeteiro (Anas clypeata), Alfaiate (Recurvirostra avosetta), Flamingo comum (Phoenicopterus ruber), Tarambola cinzenta (Pluvialis squatarola), Pilrito-comum, o Maçarico-de-bico-direito, o Perna-vermelha, Perna-longa, Perdiz-do-mar.
Peixes

Fauna ameaçada
Lontra (Lutra lutra).
Animação
Existem numerosos espaços verdes, em alguns casos com equipamento de recreio.
Questões

Os principais problemas são: degradação da qualidade da água, a utilização intensa de adubos e pesticidas nos campos de cultivo situados a montante, a existência de alguma caça furtiva, a utilização de técnicas de pesca prejudiciais e o sobrevôo ilegal por aeronaves militares.

Morada
Rua do Norte
2890
ALCOCHETE
Telefone
21 2341106 ou 21 23
Fax
21 2341106
Fonte de informação
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Data de atualização
11/07/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,913,844