"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Parque Natural da Madeira

Distrito: Madeira
Concelho: Funchal

Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Classificação
UNESCO - Património da Humanidade
Proprietário/Instituições responsáveis
Serviço do Parque Natural da Madeira
Descrição

O Parque Natural da Madeira é uma reserva biogenética na qual pode ser encontrada uma flora e fauna únicas.

No ano de 1982 foi criado oficialmente o Parque Natural da Madeira, espaço protegido que ocupa cerca de 2/3 da área total da Ilha (aproximadamente 56700ha) e de cujos objetivos se destacam a salvaguarda de um vasto património natural que constitui uma relíquia a nível mundial e inclui algumas espécies únicas ou de grande raridade, bem como a preservação de algumas áreas humanizadas de elevada qualidade.

De entre as várias áreas classificadas que integram o Parque, especial relevo merecem as reservas naturais integrais e as reservas naturais parciais, nas quais se encontra incluída a maioria da floresta Laurissilva da Madeira. Esta última está classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Esta formação vegetal assume na Madeira a sua maior representatividade a nível de área ocupada, riqueza florística e estado de conservação, o que lhe valeu a integração na Rede de Reservas Biogenéticas do Concelho da Europa.

O Parque Natural engloba igualmente uma Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude onde se encontram as serras do Maciço Central da Ilha, como sejam, os Picos do Areeiro, Cidrão, Ruivo e outros.

O Parque conta ainda com Zonas de Repouso e Silêncio e Reservas de Recreio, destinadas ao lazer do público, para além, de diversas Paisagens Protegidas, nas quais a paisagem, a arquitetura ou os hábitos e costumes das populações são considerados de interesse a preservar.

    

Flora predominante
Espécies botânicas por ordem decrescente:
Laurus azorica, Ocotea foetens, Myrica faia, Clethra arborea, Persea indica, Ardisia excelsa, Picconia excelsa, Ilex perado, Ilex canariensis, Salix canariensis, Rhamnus glandulosa, Apollonias barbujana.
Arbustivas: Erica arborea, Erica scoparia, Vaccinium padifolium, Teline maderensis, Sonchus fruticosus.
Herbáceas: Sibthorpia peregrina, Festuca sp., Pteridium aquilinum, Phyllis nobla.
Flora ameaçada
Árvores: Taxus baccata, Prunus lusitanica, Juniperus cedrus, Frangula azorica, Pittosporum coriaceum.
Herbáceas: Goodyera macrophylla, Orchis scropulorum, Culcita macrocarpa, Teucrium betonicum.
Fauna predominante
Fringilla coelebs, Regulus ignicapillus, Serinus canaria.
Fauna ameaçada
Aves: Pterodroma madeira, Calonectris diomedea, Bulweria bulwerii, Puffinus puffinus, Puffinus assimilis, Sterna hirundo, Accipiter nisus, Falco tinnunculus, Columba trocaz, Scapolax rusticola, Tyto alba, Carduelis chloris, Sylvia conspicilata, Anthus bertheloti.
Morada
Quinta do Bom Sucesso, Caminho do Meio
9064-512 Funchal
Telefone
(351) 291 214 360
Fonte de informação
Câmara Municipal do Funchal
Data de atualização
01/02/2024
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,204,564