"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Tapada de Mafra

Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Proprietário/Instituições responsáveis
Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada
Descrição


A Tapada que se encontra incluída numa área de 20 km², é murada em todo o seu perímetro e tem diversas entradas, respetivamente: Mafra, Paz, Murgeira, Codeçal, Gradil e Vermelha. A Tapada é constituída pelo Cerco e pelas Tapadas de dentro, do meio (ou do Barracão) e de fora, dividas por muros de pedra solta. O Cerco é formado por um bosque, onde se abrem amplas ruas, com jardins; inclui um grande lago e um recinto de recreio fradesco, o jogo da bola, com assentos de mármore. Na tapada do meio existem duas nascentes de águas medicinais.

O visitante que entrar pelos portões de Mafra (primeira tapada) pode admirar do seu lado esquerdo, lagares, abegoarias e estábulos; e, do lado contrário, um belo jardim com tanques estufas e nora. Próximo, seguindo pela chamada estrada da Matinha, pode ver-se o Hipódromo da Escola de Tiro, e um pouco mais distante, situado num vale, a Horta dos Frades, com diversos jardins e uma nascente com excelente água. Outro ponto interessante, que fica junto, é a Casa do Eco.

No lugar do Celebredo, envolto em exuberante vegetação está o Chalet de El-Rei, pequena construção onde era costume repousar e fazer festins após as caçadas ali realizadas. É, ainda dado a apreciar a quem visita a Tapada, diversos chafarizes, lagoas e belos panoramas, especialmente na sua maior cota - o Espaldão.

Criada para lazer da Família Real, a área foi aos poucos caindo no abandono, até que, D. Fernando II, em 1840, a recuperou, fazendo dela uma Granja modelo. Um pouco mais tarde, em 1853, a Tapada voltava a ser abandonada, tornando a ser cuidada após a entrega aos Serviços Florestais.

Dispõe de uma rica vegetação, constituída por pinheiros bravos e mansos, eucaliptos, azinheiras, zambujeiros, choupos e sobreiros. Alberga espécies cinegéticas: gamos e veados, javalis, raposas, etc.

Em Junho de 1994 foi inaugurada a Escola Nacional de Falcoaria da Tapada de Mafra, passando a Tapada a possuir várias espécies de aves de rapina, designadamente, o bufo real, o bútio, o falcão peregrino, a águia de asa redonda e a águia calçada. Esta escola é o resultado da colaboração entre a Empresa Nacional de Desenvolvimento Agrícola e Cinegético (ENDAC), concessionária da zona de caça da Tapada de Mafra, e o Centro Falco.

Está instalada nesta Tapada, a Escola Prática de Infantaria e os Serviços de Remonta do Exército.

Flora predominante
Pinheiro bravo, Pinheiro manso, Eucalipto, Azinheira, Zambujeiro, Choupo, Sobreiro
Fauna predominante
Aves: Perdiz, Bufo Real, Bútio, Falcão Peregrino, Águia de Asa Redonda, Águia Calçada.
Mamíferos: Corso (Cervus capreolus), Gamo, Veado, Javali, Raposa (Canis vulpes), Coelho Bravo, Lebre
Morada
Tapada Nacional de Mafra, Portão do Codeçal
2640-602
Mafra
Telefone
261 817 050
Fax
261 814 984
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/03/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,416