"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Manuel Maria Portella

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Jornalista e poeta nascido em Setúbal a 8 de Dezembro de 1833. As suas habilitações literárias eram muito poucas, apenas teve acesso ao ensino primário, por falta de recursos dos seus pais; tal não obstou, contudo, de vir a alcançar notariedade no ramo da escrita. Colaborou com diversos jornais, tendo-se iniciado com alguns poemas publicados no Correio de Setúbal, contava então 30 anos de idade. Foi redactor do Jornal de Setúbal, entre 1866 e 1868 (tempo que durou a edição deste), e quatro anos volvidos é redactor-principal da Gazeta Setubalense, colaborou também em diversos jornais da capital, sendo inúmeros os seus artigos literários.

A ele se deve um artigo onde defende a ideia de colocar uma placa evocativa de Bocage, na casa onde o poeta nasceu.

Manuel Maria Portela, veio a falecer na sua cidade natal, a 28 de Fevereiro de 1906; a Câmara Municipal de Setúbal decidiu como forma de o homenagear, atribuir à antiga Rua de S. João, onde o jornalista tinha residido, o nome de Avenida Portela.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
11/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,886,842