"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

João Verde (José António Rodrigues Vale)

Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Monção

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

De seu nome José António Rodrigues Vale, nasceu em Monção e aí morreu em 1934. Poeta, jornalista, critíco literário e ensaísta, foi o primeiro Vice-Presidente do Instituto Histórico do Minho, director do jornal "A Aurora do Lima" de Viana do Castelo, fundador dos jornais monsanense "Deu-la-Deu", "O Alto Minho" e o Regional, colaborou no Independente "Terra Minhota", todos jornais monsanenses. Foi Chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Monção durante cerca de 50 anos. Jornalista de garra, colaborou na Revista Limia, na Revista Águia onde colaboraram os melhores do seu tempo, como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, António Feijó, etc. Ali apresentou sempre artigos e carmes do mais fino recorte literário. Embora houvesse actuado no seu temperamento o regionalismo galego, cremos ser ele o primeiro poeta regionalista que, em Portugal, fez arte e jornalismo regionais.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
03/12/2008
Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,129,928