"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo

Distrito: Guarda
Concelho: Aguiar da Beira

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo nasceu em Gradiz a 13 de Maio de 1744. Seu pai era um pedreiro natural de Goutim (Valença) que executava as obras de pedraria pela província da Beira. Professou na Ordem de S. Francisco, tendo sido iniciado naquela comunidade religiosa, a 7 de Setembro de 1760, com 16 anos. Interessado pela investigação histórica, foi nomeado cronista da Ordem. Afim de poder consultar dados, viajou por todo o Reino, com ordem régia para lhe facilitar a investigação nos diferentes arquivos públicos ou privados. Foi relevante o seu trabalho na Torre do Tombo. Autor de um excelente trabalho, saído em Lisboa, em 1758, denominado "Elucidario das Palavras, Termos, e Frases, que em Portugal antiguamente se usarão...", obra que o erudito investigador reveria, após algumas críticas violentas, e que viria a ser publicada postumamente em 1825. Viterbo foi eleito sócio correspondente da Academia de Ciências e notário Apostólico, tendo-se retirado nos últimos tempos da sua vida para o Convento da Fraga. Continuou o seu trabalho até que uma apoplexia cerebral lhe retirou a vida, a 13 de Fevereiro de 1822, sendo sepultado no claustro do convento da Fraga. Deixou vasta obra manuscrita, como: A Botica Rural, estudo de farmacopeia elementar; O Tesouro da Misericórdia Divina e Humana, tradução do espanhol; O Companheiro Fiel, volume de preces e exorcismos; Compêndio Anotado do Dicionário de Moreri e Uma História Universal e Cronológica da Igreja de Portugal, obra em dois tomos. Na Biblioteca Municipal de Viseu existem vários manuscritos de Viterbo: Bispo de Portugal; Elucidário das Palavras Antigas; Elucidário das Palavras e Termos; História Eclesiástica; História Universal Cronológica; Viajante Universal. Deixou ainda um volume em latim - Aparatus ed Universam Theologiam.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
18/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,309