"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

D. Domingos José de Sousa Magalhães

Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Pouca de Aguiar

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu em Vila Pouca em 2 de Março de 1809. Formado em Direito, doutorou-se em 1837 e foi Lente na Universidade de Lisboa. Exerceu as funções de coadjunto e Vigário Geral do Patriarcado de Lisboa, tendo sido elevado a Bispo, com a designação de Arcebispo de Mitilene.

Em 1853, foi nomeado sócio-efectivo da Academia de Ciências, chegando a ser Vice-Presidente. Foi ainda, Reitor da Universidade de Coimbra.
Morreu em Vila Pouca de Aguiar em 19 de Fevereiro de 1872.

Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
Data de atualização
17/11/2008
Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,129,962