"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Pedra Escrita, Arte rupestre/ Marco territorial

Distrito: Braga
Concelho: Vieira do Minho

Tipo de Património
Descrição

A Pedra Escrita situa-se numa zona escarpada, com ampla visibilidade sobre o vale do Turio, onde afloram blocos graníticos. No plano vertical de uma das massas graníticas observam-se gravações, de profundidade variável. Os motivos identificados são motivos cruciformes (em cruz), motivos circulares, observando-se, ainda, alguns números e letras de difícil leitura. Coloca-se a hipótese que as sucessivas gravações na rocha testemunhem uma acção continuada de demarcação de limites territoriais.

Com base na data que se encontra gravada – 1790 -, assim como na tipologia dos motivos cruciformes, a cronologia do monumento deverá reportar-se à época Moderna.

http://www.cm-vminho.pt/1239

Morada
Câmara Municipal de Vieira do Minho Praça Guilherme de Abreu
4850-527
Vieira do Minho
Telefone
253649270
Fax
253647856
Fonte de informação
Câmara Municipal de Vieira do Minho
Data de atualização
23/01/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,777,405