"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Alminhas do Cabo (Lombinha, Pessegueiro do Vouga)

Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga

Tipo de Património
Descrição

Pequeno painel de alminhas, incrustado na parede de uma habitação particular. A pintura, de traços primitivos, sofreu ao longo do tempo vários repintes. Representa a Arcanjo S. Miguel a quem Deus encarregou de pesar das almas o bem e o mal, com a balança, deixando ascender ao céu as almas já purificadas. A pintura apresenta ainda uma cruz e, no canto superior esquerdo, um sol. As suas dimensões são de 46 cm x 24 cm.
 



Morada
No fundo do lugar da Lombinha, embutidas no muro de casa do Sr. Renaldino Francisco Leitão.
3800 – 200
Aveiro
Telefone
234 406 485
Fax
234 406 307
Web site
Fonte de informação
Câmara Municipal de Sever do Vouga
Bibliografia

Alminhas - alegoria das almas do purgatório, muito representada em pequenos monumentos dispostos à beira de caminhos, encruzilhadas ou em registos de azulejos nos exteriores das casas. (in Dicionário Ilustrado de Belas Artes, Ed. Presença, Lisboa, 1985)

Data de atualização
16/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,713,244