"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Alminhas de Fonte de Paredes (Pessegueiro do Vouga)

Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga

Tipo de Património
Descrição

Alminhas em granito, toscamente implantadas num muro de cimento. Apresentam nicho com moldura, encimado por cruz em relevo. O interior do nicho apresenta um similar, de forma rectangular e de menores dimensões, que estaria destinado a albergar pequeno painel das alminhas, hoje inexistente. O monumento mede 60 cm x 34,5 cm.

Morada
Estão postadas no cruzamento do caminho que conduz ao Galteiro, junto à estrada de Paredes de Baixo ao Sobral.
3800 – 200
Aveiro
Telefone
234 406 485
Fax
234 406 307
Web site
Fonte de informação
Câmara Municipal de Sever do Vouga
Bibliografia

Alminhas - alegoria das almas do purgatório, muito representada em pequenos monumentos dispostos à beira de caminhos, encruzilhadas ou em registos de azulejos nos exteriores das casas. (in Dicionário Ilustrado de Belas Artes, Ed. Presença, Lisboa, 1985)

Data de atualização
21/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,612,073