"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Alminhas de S. Miguel, o Anjo (Carvalhal, Silva Escura)

Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga

Tipo de Património
Descrição

Invulgares alminhas com a superfície pétrea decorada por enrolamentos em relevo, nicho emoldurado e cruz de terminação trilobada. Estas alminhas possuíram uma cruz grande de fuste oitavado a encimar o monumento, bem como um retábulo com a representação de São Miguel a pesar as almas do purgatório, hoje desaparecidas. Medem 68 cm x 73 cm.

Morada
Estão embutidas no muro da propriedade da D. Eugénia, à entrada da povoação, no sentido Vale Dante / Carvalhal.
3800 – 200
Aveiro
Telefone
234 406 485
Fax
234 406 307
Web site
Fonte de informação
Câmara Municipal de Sever do Vouga
Bibliografia

Alminhas - alegoria das almas do purgatório, muito representada em pequenos monumentos dispostos à beira de caminhos, encruzilhadas ou em registos de azulejos nos exteriores das casas. (in Dicionário Ilustrado de Belas Artes, Ed. Presença, Lisboa, 1985)

Data de atualização
31/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,782,432