"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Agrupamentos Musicais de Arouca

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca
Tipo de Património
Património Imaterial
Descrição

 

Porque "quem canta seu mal espanta", em grupos que reuniam quase toda a população de cada lugar, de sol a sol, das sementeiras até às colheitas, no trabalho duro do amanho da terra, na eira ou nas desfolhadas, o povo cantou através dos séculos e transmitiu as cantigas de geração em geração.

:: Ranchos Folclóricos
. Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga (site);
. Rancho Infantil da Associação Cultural e Recreativa de Mansores (vídeo);
. Rancho Folclórico”As Lavradeiras” de Mosteirô (vídeo);
. Rancho Folclórico de Provisende (vídeo);
. Rancho Folclórico “As Lavradeiras” de Canelas (site);
. Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato (vídeo);
. Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Arouquenses (video);
. Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Arouca (site);
. Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais de Arouca (site);
. Rancho folclórico de Lourosa de Matos (vídeo).

Pelo concelho existem também:
. Grupo Cultural e Recreativo de Rossas (site);
. Grupo Coral de Urrô (vídeo);
. Grupo de Cantares de Santa Maria do Monte (vídeo);
. Orfeão de Arouca (site).

:: Bandas Musicais

Banda Musical de Arouca

A Banda Musical de Arouca, Associação Cultural e Artística, foi fundada no primeiro quartel do século XIX, por Bernardino Joaquim Soares, que também foi o seu primeiro regente, em data que não se pode precisar. Todavia, o ano de 1825 é o que se considera correcto, segundo consta em documentos existentes no Arquivo Distrital de Aveiro.

Supõe-se que terá começado na condição de orquestra destinada a abrilhantar festividades religiosas nesta região, por influência das directrizes emanadas do Mosteiro de Santa Maria de Arouca. Este Mosteiro, aliás, afirmou-se como um enorme foco de religiosidade, onde se exercitava a música gregoriana, com acompanhamento do monumental órgão conventual, desde o século XVIII.

Por mais de um século passaram diversos mestres/regentes pela Banda Musical de Arouca, que emprestaram à nobre arte da interpretação musical elevada qualidade, gerando, em consequência, excelentes gerações de músicos executantes e solistas.

A implantação da Primeira República teve consequências generosas na renovação instrumentista e de conteúdo musical da Banda, fomentando um desenvolvimento na constituição da mesma, formando-se novos músicos e novas mentalidades de desenvolvimento cultural.

Em 1980 foi renovada a Escola de Música, não só para dar resposta inequívoca ao desejo de muitos jovens, mas também para acorrer às necessidades de formação de novos músicos para a Banda.

Desta Escola, em contínuo movimento e de considerado nível de aproveitamento, têm saído muitos jovens, alguns deles hoje integrados em diversas instituições musicais do país.

A 25 de Junho de 1985 foi a Banda Musical de Arouca oficializada juridicamente, através da outorga de escritura pública, que se acha registada nos organismos competentes. Foi-lhe também conferido, por Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro, o grau de Utilidade Pública, pelo muito que esta instituição tem feito em prol da causa musical. Também a Câmara Municipal de Arouca distinguiu esta Banda com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

A 24 de Agosto de 1991 foi criada a Orquestra Ligeira da Banda, que conquistou grande sucesso entre a juventude componente e apreciadora, tendo esta terminado por falta de apoios. São, aliás, os jovens os que mais se têm empenhado nas várias iniciativas levadas a cabo pela Direcção da Banda Musical de Arouca.

A 19 de Setembro de 2000, a Banda Musical de Arouca festejou os seus 175 anos, e é nesse momento, composta por cerca de 70 elementos.

Banda Musical de Arouca nos tempos de hoje

Banda de Alvarenga

A Sociedade Filarmónica Stª Cruz de Alvarenga foi fundada em 1902 pelo Sr. Adriano Telles, que escolheu para mestre o Sr. Albano Cunha e comprou o instrumental para a banda.

Em Março de 2005, e após uma luta de vários anos por parte da Direcção da Filarmónica, foi-lhe finalmente reconhecido o Estatuto de Colectividade de Utilidade Pública, por Decreto-Lei n.º 460/77, de 7/11. “Diário da República”, II Série, n.º 45 de 04/03/2005.

Com uma nova farda e com um instrumental em constante renovação, esta Filarmónica segue os seus desígnios levando às mais longínquas paragens do nosso país a sua representação e o bom-nome de Alvarenga.



Banda Musical de Figueiredo

A Banda Musical de Figueiredo é a segunda mais antiga do Distrito de Aveiro, e uma das mais antigas do país tendo sido fundada em 1741. No lugar de Figueiredo existe uma capela onde se realizava e realiza uma festa dedicada ao Senhor da Boa Morte. Foi então que em 1741 o então padre da freguesia, Padre Mendes de Sousa , que era natural do lugar de Figueiredo, mais propriamente da “casa da fonte”, decidiu juntar um grupo de homens com habilidade para tocar alguns instrumentos, para abrilhantar a festa da terra. A este grupo de homens foi dado o nome de “Capela da Música”, que mais tarde deu origem a Banda Musical de Figueiredo. Esta banda de música chamou para si muitos músicos durante vários anos de toda a região de Arouca, e esteve em actividade constante abrilhantando festividades em todo o concelho de Arouca e concelhos vizinhos. 
Esta banda teve ao longo destes anos diferentes mestres e professores. O seu primeiro maestro foi o Padre Mendes.


Banda de Figueiredo em 1741

Morada
Munícipio de Arouca
4540 Arouca
Fonte de informação
Câmara Municipal de Arouca
Data de atualização
25/11/2020
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,221,031