"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu dos Descobrimentos "À Descoberta do Novo Mundo"

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Belmonte

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Belmonte
Descrição


A AVENTURA DE CABRAL
SÃO 16 SALAS que mostram a epopeia do navegador

Da partida de Belmonte até à colonização do Brasil, passando por toda a preparação da viagem, a vida em alto mar e o primeiro avistamento das terras de Vera Cruz. Tudo isto no primeiro museu que Portugal dedicou à época áurea dos Descobrimentos

Belmonte foi a primeira localidade do país a preencher uma lacuna imperdoável no panorama museológico português. Como é que um país que deu novos mundos ao mundo não tinha um espaço inteiramente dedicado à época áurea dos Descobrimentos? Ora, o Centro Interpretativo “À Descoberta do Novo Mundo” (DNM), inaugurado em abril de 2009, tem cumprido esse papel à risca, dando particular enfoque, como se compreende, à viagem do belmontense Pedro Álvares Cabral ao Brasil.



Dividido em dois pisos do antigo Solar dos Cabrais, o museu tem 16 salas que mostram, de forma interativa e com recurso a tecnologias multimédia, a epopeia dos Descobrimentos. Para se ver tudo, uma visita poderá demorar perto de três horas, tempo que no final se considerará bem empregue. A partida é dada em Belmonte.

Na primeira sala encontra-se a pretensa pia batismal onde Cabral terá recebido o primeiro sacramento. Depois, tal como o próprio, parte-se para Lisboa, cidade que à época já era bem cosmopolita. Daí à temática dos descobrimentos é só percorrer as datas que nos guiam até à partida da armada. Seguimos numa dessas embarcações. Pelo caminho ficamos a saber como se faziam as próprias navegações, aquilo que se comia a bordo, como se vivia e até como era vista e vivida a presença das mulheres na própria nau. São conteúdos interativos e interpretativos que, de forma apelativa e sintética, oferecem uma verdadeira aula de história durante a qual também se passa um dia em mar alto. Posteriormente, já no Brasil, fica-se a conhecer a biodiversidade com que Cabral se deparou. Como decorreram os primeiros contactos com os ameríndios também é tema que integra os conteúdos. Segue-se a construção do Brasil enquanto cultura e enquanto país. Da escravatura, passando pela língua, até aos dias de hoje – com capoeira e Carnaval, música e comércio –, muitos aspetos são abordados. Fecha-se com chave de ouro na concretização da identidade e da união dos dois povos.

Os conteúdos do museu foram recolhidos e investigados durante cinco anos, com visitas a 123 instituições de todo o mundo (arquivos, museus e bibliotecas). Teve também o contributo da RTP em algumas das imagens.

O museu DNM significou um investimento de 2,5 milhões de euros, mas em quase quatro anos já registou perto de 100 mil entradas pagas.

O espaço tem sido um êxito. Logo na inauguração, o ex-presidente brasileiro Lula da Silva enviou para a cerimónia uma mensagem em vídeo. Pouco tempo depois, foi o Presidente da República portuguesa a visitar o local. Cavaco Silva ficou impressionado. E o reconhecimento da qualidade do museu também veio em forma de prémios. O DNM venceu, por exemplo, em 2010, o Prémio Inovação e Criatividade, da Associação Portuguesa de Museologia. 



NAU - Uma das salas, em madeira, simula o interior de uma nau da época dos Descobrimentos


in "Museus, espaços de memória"
revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012

 
Modo de funcionamento
Aberto de Terça a Domingo
Encerra: segundas-feiras, domingo de Páscoa, 1 de maio, 25 de dezembro e 1 de janeiro

Horário de Inverno: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30

Horário de Verão: 09h30 - 12h30 | 14h00 - 18h00

Morada
Solar dos Cabrais - Rua Pedro Álvares Cabral
6250-088 Belmonte
Telefone
(+351) 275 910 010
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Data de atualização
04/07/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,145