"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Fundão

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal do Fundão
Descrição

UM MUSEU ABERTO À COMUNIDADE

Bastou um ano de vida para o Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro, no Fundão, ver o seu trabalho reconhecido pela Associação Portuguesa de Museologia com a atribuição do prémio "Melhor Museu do Ano" (2008). A distinção inscreveu o Fundão no universo da museologia nacional e o Museu Arqueológico é hoje um ponto de referência para quem visita o Fundão.

Inaugurado em Fevereiro de 2007, na sequência da reabilitação de um solar na Rua do Serrão, na zona antiga da cidade, o Museu reúne considerável diversidade de vestígios que vão desde a pré-história ao período romano. É um museu aberto ao território ibérico, com parcerias com universidades portuguesas e espanholas. Um espaço aberto à cultura e à comunidade.

Visitantes alemães e de outras nacionalidades têm procurado o Museu do Fundão, que ganhou recentemente mais um motivo de interesse: a Estela descoberta na freguesia do Telhado e que, garante o diretor do Museu, João Mendes Rosa, é a maior alguma vez encontrada em toda a Europa. É uma das peças únicas e espera o visitante à entrada. É, portanto, um privilégio cruzar as portas do antigo solar integralmente recuperado e descobrir o acervo de grande importância e significado histórico sobre a longa caminhada feita pelo homem ao longo dos séculos.

O passado e o presente convivem harmoniosamente no Museu Arqueológico José Alves Monteiro, que cumpre uma importante função cultural, designadamente junto dos públicos mais jovens. O prémio "Melhor Serviço de Extensão Cultural" (em 2011) distinguiu o trabalho desenvolvido em prol da juventude escolar e académica.

O edifício dispõe de várias valências: sala de exposição permanente, com peças arqueológicas que vão desde a Pré-História ao final do Período Romano, espaço para exposições temporárias, auditório, laboratório de conservação e restauro, biblioteca especializada em História e Arqueologia, espaço Internet e cafetaria.  

Ao currículo do Museu Arqueológico Municipal do Fundão acrescentou-se em 2010 mais um prémio da  Associação Portuguesa de Museologia, desta vez  para a revista científica do Museu – a Ebvrobriga – distinguida como "Melhor Trabalho de Museologia".


in "Museus, espaços de memória"
revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012

Modo de funcionamento
Terça a Sexta-feira: 10h00 - 12h00 /  14h00 - 17h00
Feriados e fim-de-semana: 14h00 - 17h00
Encerra à segunda-feira

Morada
Rua do Serrão, n.º 13 - 15
6230-418
Fundão
Telefone
275 774 581
Fax
275 774 583
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Data de atualização
07/01/2013
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,299,709