Núcleo Museológico do Lagar de Varas
Património Cultural de Interesse Municipal > Uma Herança de Oiro
O Lagar de Varas em Vila Velha de Ródão é um monumento do azeite que documenta todas as fases históricas do fabrico deste produto precioso: desde o uso da energia humana e animal até ao recurso da força hidráulica e da mecânica. É um edifício que assinala o significado e o valor histórico da olivicultura no território português. Num concelho onde existem muitos testemunhos materiais da lagaragem, este Lagar de Varas é o exemplar mais completo, não só porque exemplifica um conjunto de sistemas utilizados no fabrico do azeite, como também o edifício em xisto preserva os materiais de construção tradicionais desta região.
Embora não se conheçam as datas da sua construção, os testemunhos materiais revelam que são bastante antigos, porque estudos referentes à história do azeite em Portugal identificam esta margem do Tejo como centro produtor e consumidor deste produto alimentar já na Idade Média.
Nos testemunhos materiais da mecânica do lagar está visível, no essencial, a tradição helenística e romana assente em engenhos de energia humana e animal, onde se conjugavam os princípios da alavanca, da roda, do parafuso, de cunha e do plano inclinado.
O Lagar de Varas de Vila Velha de Ródão foi adquirido pela autarquia em 2007 e em 2011 deu-se início a sua requalificação. É apresentado numa perspetiva territorial enquadrada em todo o tipo de património associado à produção do azeite existente no concelho com testemunhos históricos e atuais: desde os olivais nas várias fases da produção da azeitona até aos lagares de tecnologias tradicionais e de tecnologia de ponta a funcionar atualmente.
O Lagar de Varas é constituído por dois edifícios construídos em alvenaria típica da região (xisto e quartzito), com os seguintes espaços: tulhas, moinho de tração animal, estábulo, sala das varas, sala da fornalha, sala das duas prensas de vara, tanque das tarefas, moinho hidráulico e prensa hidráulica vertical e roda de água vertical.
O território deste concelho oferece uma paisagem cultural muita rica, onde a oliveira é rainha e os lagares de azeite são monumentos: a oliveira, símbolo da paz, é um ícone da paisagem de Vila Velha de Ródão.
Visite o Lagar de Varas, uma oportunidade para conhecer o mundo do azeite e a história do concelho de Ródão
Horário:
De terça-feira a sábado > 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h30
Fotografias: Célia Domingues
in "Museus, espaços de memória", revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012