"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museu da Geodésia

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Vila de Rei

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção Geral do Território e Câmara Municipal de Vila de Rei
Descrição

Museu no topo de triangulação do país
Vila de Rei é o Centro Geodésico de Portugal

Ao lado do Picoto da Melriça, no Centro Geodésico de Portugal, encontra-se o Museu da Geodesia, único no país. No espaço, que resulta de uma parceria entre o Instituto Geográfico Português (IGP) e a Câmara de Vila de Rei, está todo um legado histórico e científico deixado por grandes nomes de cientistas portugueses que trabalharam em prol da modernização geodésica nacional.

O vértice em alvenaria da Melriça, situado a 592 metros de altitude, é uma das primeiras pirâmides geodésicas do país, tendo estado na origem do sistema de coordenadas geográficas associado ao Datum 73, o sistema de referência nacional. Foi Francisco António Cieira quem escolheu o topo desta serra como um dos pontos da triangulação fundamental em Portugal. Os trabalhos arrancaram em 1790, mas foram interrompidos treze anos depois devido às invasões francesas.

As primeiras observações tendo em vista a triangulação do local seriam feitas em 1870, enquanto que as observações astronómicas de latitude, longitude e azimute, bem como as primeiras observações por satélite no picoto da Melriça se realizaram nas décadas de 1960 e 70. Em 1982 procedem-se a observações de distância integradas num poligonal norte-sul, usando-se pela primeira vez, já no início dos anos de 1990, o sistema de posicionamento global GPS.

Já no interior do museu, ao qual se acede por uma rampa de metal, e atravessando um corredor de vidro de onde se avista o picoto, entramos na sala de exposições, onde estão os painéis que constituem a exposição permanente que reúne, entre outros instrumentos, o Nível de pRecisao de Brito Limpo, a Luneta de Passagem Repsold ou o Cronógrafo Favag.

Com uma altitude de 600 metros, este local permite ao seu visitante uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo, em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela, esta quase a 100 quilómetros de distância.

O espaço integra ainda uma zona de venda de produtos alusivos ao museu e ao concelho, um bar e um pequeno auditório multimédia.

Modo de funcionamento

Horário: das 9h às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Aberto todos os dias (encerra aos feriados).
Entrada gratuita

Realizam-se visitas guiadas para grupos organizados mediante marcação prévia.

Morada
Centro Geodésico
6110
Vila de Rei
Telefone
274 890 010
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Bibliografia
Autor: Célia Domingues
Fotografias: Câmara Municipal de Vila de Rei
in "Museus, espaços de memória", revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012
Data de atualização
18/12/2013
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,101,707