"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Romeiros de São Miguel

Distrito: Açores
Concelho: São Miguel (Açores)

Romeiros de São Miguel, Açores
Tipo de Património
Património Imaterial
Descrição

Os Romeiros de São Miguel são grupos de católicos que, organizados em ranchos por localidades, se propõem visitar, durante o Tempo da Quaresma, o maior número de Igrejas e Ermidas de São Miguel, cantando e rezando em todo o percurso. Cada rancho deverá sair numa das semanas da Quaresma, previamente escolhida em conjugação com o Grupo Coordenador, devendo os primeiros sair no fim de semana seguinte à Quarta-Feira de Cinzas, e os últimos deverão entrar nas suas localidades no início do Tríodo Pascal, isto é, na Quinta-feira Santa.

Todos os anos, e durante uma semana, grupos de homens dão a volta à ilha, trajando uma indumentária tradicional (xaile, lenço, saco para os alimentos, bordão e terço) em cumprimento de promessas ou numa jornada de meditação.

O percurso será feito, por regra, no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, tendo sempre o mar à esquerda. A saída do Rancho deverá ser antes de o alvorecer, e a entrada na localidade das pernoitas, logo a seguir ao pôr do sol.

Os fins da Romaria são basicamente: fazer penitência pelos pecados próprios e alheios; louvar e agradecer ao Senhor pelas Graças recebidas, bem como, suplicar a paz e as bênçãos de Deus para a humanidade, para a Igreja, para a Diocese e para as famílias.

Os Romeiros de São Miguel vão usar na Quaresma, nos seus xailes uma pequena fita azul, benzida pelo Papa Francisco, em sinal de comunhão entre si e do movimento com a Igreja Universal. As 2400 fitas em seda foram feitas a partir de um rolo benzido pelo Papa Francisco. Estas fitas deverão ser colocadas no Xaile de cada romeiro como um sinal de unidade entre todos os romeiros, com toda a Igreja e particularmente com o Santo Padre.

Aqui fica um alerta aos condutores para que durante a Quaresma tenha atenção redobrada na estrada pois estão romeiros em peregrinação de fé. Contribua com a segurança na condução e ajude a evitar acidentes.

Durante uma semana, os romeiros andam por aí, por caminhos e atalhos, de igreja em igreja, à roda da Ilha, indiferentes às intempéries com o objetivo de rezar e agradecer a DEUS. Santa e Feliz irmãos Romeiros que Nossa Senhora das Candeias vos guie e ilumine.

Fonte de informação
Romeiros da Candelária
Data de atualização
14/10/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,045,981