"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TEATRO CURVO SEMEDO DE MONTEMOR-O-NOVO: A MÃO DE RAUL LINO

Distrito: Évora
Concelho: Montemor-o-Novo

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espectáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Descrição

O velho Teatro Curvo de Semedo de Montemor-o-novo, hoje municipalizado e a trabalhar em desdobramento com o projeto artístico O espaço do tempo, de Rui Horta, – a funcionar no antigo Convento da Salvação – vem do século XIX, mais concretamente de 1879, mas foi recuperado em 1960 por Raul Lino. Já teriam desaparecido ou modificado então as duas ordens de camarotes e os “fauteilles”, plateia e geral de que nos fala, em 1908, Sousa Bastos, o qual ainda acrescenta que “já ali representavam muitos artistas distintos, entre os quais Taborda, António Pedro, César Polla, Augusto de Mello, Posser”.

Ora bem: hoje a sala, recuperada por Raul Lino, evoca o ambiente e a estrutura do Tivoli.
Desde logo, nos espaços repartidos em plateia, balcão e frisas, estas a meia altura e laterais. Mas sobretudo, no tom amarelo claro da sala e até na decoração do teto. Com uma lotação de 725 lugares, o palco está equipado e dimensionado para espetáculos de música e teatro.

É um grande edifício, domina a zona urbana antiga e destaca-se na imponência da sua arquitetura oitocentista de espetáculo, em especial mercê do pórtico saliente, com cinco porta e seis janelas em frontão triangular, abrindo para a cúpula, numa dimensão que pode ser excessiva na lotação e na exploração do teatro, mas não o é no ponto de vista do património urbano, arquitetónico e cultural.

Modo de funcionamento

Morada
Largo Doutor António José de Almeida
7050-556
Montemor-o-Novo
Telefone
266898104
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

Sousa Bastos, “Diccionário do Theatro Português”, Lisboa 1908; M. Félix Ribeiro “Os mais antigos Cinemas de Lisboa”. Ed.IPC-Cinemateca Nacional, 1978; Eduardo Kol de Carvalho “Sopa de Pedra – Trilhos do património Português – Ed. Tágide 2006; Raul Lino, escritos diversos in Catálogo da Exposição Retrospectiva da sua Obra, FCG, 1970. Duarte Ivo Cruz, “Teatros de Portugal” Ed., INAPA 2005 e “Teatros em Portugal – Espaços e Arquitectura”, Ed. Mediastexto e Centro Nacional de Cultura, 2008.

Data de atualização
22/05/2013
Agenda
Passeios e Visitas

Ribacôa Clássicos

Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo 25 Set a 27 Set 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,299,890