"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Teatro Romano de Lisboa: "Felicitas Iulia Olissipo"

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Teatro
Proteção Jurídica
Decreto n.º 47 984, DG, I Série, n.º 233, de 6-10-1967
Uso atual
Museu
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Lisboa
Descrição

Iniciamos uma série de textos referentes aos teatros romanos, ou o que deles resta, no território que corresponde à Lusitânia e também ao norte de Portugal.
Faremos a abordagem alternadamente, pois a matéria assim o aconselha: não se trata, aqui, da simples visita a um edifício, histórico que seja, trata-se, de um dos escassos vestígios de uma expressão cultural e arquitetónica, num país que, nesta área de espaços e monumentos teatrais, quase não recua para lá do século XVIII e só com um exemplo, aliás magnífico e como tal largamente referido - o Teatro de São Carlos.
Os outros teatros, já aqui estudados ou a estudar, recuam à segunda metade do seculo XIX, ou mais concretamente a 1846, data da inauguração do Teatro de D. Maria II. Do seculo XIX, vão restando alguns: e do Seculo XX, subsiste o que chamamos de geração dos cineteatros, esses sim, como aqui temos visto, em grande número e felizmente muitos deles em pleno funcionamento. E ainda algum, não muitos, teatros recentes, construídos numa vocação específica para o espetáculo teatral.
Mas teatros ou anfiteatros romanos, poucos restam, mais ou menos arruinados, mais ou menos em processo de investigação e recuperação arqueológica. O modelo, no ponto de vista arquitetónico e funcional, chamemos assim, é o de Mérida, capital da Lusitânia, ainda hoje em plena atividade e rentabilidade cultural. E entre vestígios ou edifícios ainda utilizáveis como espaço (que não casa ou edifício) de espetáculo, ou mesmo como mero vestígio identificável, pouco mais há entre nós.

TEATRO "FELICITAS IULIA OLISSIPO"
E precisamente: um dos espaços ainda marcantes como recinto e arquitetura de espetáculo, devidamente identificado e estudado é o Teatro Romano de Lisboa, o qual remonta ao final do séc. a. C. ou eventualmente ao século seguinte.
Em qualquer caso, diz-nos Lídia Fernandes, “os elementos arquitetónicos, com revestimento a estuque, as características técnicas do edifício, e o emprego da ordem jónica, são alguns dos elementos que nos apontam o início da sua construção para uma época recuada”. E acrescenta que o teatro sofreu “uma fase de remodelação, levada a cabo em meados do séc.L, concretamente 57 d.C.” - em honra de Nero!
Essa remodelação terá beneficiado o teatro, designadamente com aplicações de mármores cinzento alentejano e de calcário rosa de Pero Pinheiro, além de uma remodelação da estatuária e da decoração, de que restam vestígios hoje expostos no Museu do Teatro Romano.
O teatro teria sido abandonado cerca do século VI e sacrificado e soterrado em fases sucessivas da expansão da cidade medieval. Mas o terramoto de 1755 põe as ruínas parcialmente a descoberto. São reconstituídas numa gravura de Francisco Fabri, que deveria acompanhar um estudo nunca localizado. Em 1815, Luís António de Azevedo publica uma reconstituição do proscénio.
Foi sendo recuperado e estudado ao longo do seculo XX. O Museu do Teatro Romano de Lisboa é inaugurado em 2001.
Aarão de Lacerda, mais recentemente Irisalva Moita e Carlos Fabião, entre outros, desenvolvem estudos sobre Portugal romano e sobre Lisboa romana, com destaques mais ou menos desenvolvidos referentes ao teatro de Olissipo e a outros teatros da Lusitânia que iremos vendo nesta série.

Intervenções e Restauros
Continuam a ser desenvolvidos trabalhos no Teatro Romano de Lisboa.
Modo de funcionamento

Terça a domingo das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h
Encerra 2ª feira e feriados
Entrada gratuita.
Devido às intervenções arqueológicas, o espaço não possui, de momento, o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Encontra-se contemplada, no futuro, a sua implementação.

 
Morada
Museu - Pátio do AljubeTeatro - Rua de S. Mamede nº 3
1100-059
Lisboa
Telefone
21 882 03 20
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

Lídia Fernandes -“Teatro Romano de Lisboa  - O Palco da latinidade no Extremo Ocidental de Lisboa “ - 2007:
Aarão de Lacerda - “História da Arte em Portugal” 1942; Irisalva Moita  - “O Livro de Lisboa” 1998; Carlos Fabião - “A Herança Romana em Portugal” - 2006  e “Uma Historia da Arqueologia Portuguesa”
Jorge Alarcão - "O Teatro Romano de Lisboa" 1982

Data de atualização
05/08/2019
Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,871,973