"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Casa da Primeira Infância de Loulé

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Uso atual
Cresce
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), de Utilidade Pública
Descrição

Da autoria do arquiteto Manuel Laginha, a Casa da Primeira infância inscreve-se como elemento significativo do património arquitetónico do século XX.

Construída em 1952/58, a sua criação foi subsidiada por donativos privados e financiamento público. Esta obra estava incluída numa campanha de âmbito regional da qual faz parte o Centro de Assistência de Olhão, igualmente projetado por Manuel Laginha com Rogério Martins.

Com o seu congénere de Olhão, a Casa da Primeira Infância forma um conjunto de obras ímpar no panorama de toda a arquitetura moderna do Sul do País, sendo representativa da difusão internacional da linguagem do Movimento Moderno na segunda metade do século XX. Entre 1983 e 1997 foram realizadas duas campanhas de obras de remodelação que ditaram alterações ao projeto inicial, mas necessárias de forma a adaptar o edifício às atuais valências de funcionamento e sem que fosse perdido o cariz inicial.

Trata-se de um exemplo pioneiro na concretização de um programa de certo modo experimental, que procurava concentrar num só centro plurifuncional, vários serviços de assistência e apoio primário à população de um pequeno centro urbano – assistência, orientação e educação à mãe e ao recém-nascido, à criança em idade pré-escolar, à família -, retirando desta concentração vantagens económicas e acordos funcionais. Ao incluir um espaço interno e externo sem diferenciação hierárquica, atribuindo importância idêntica à atitude projetual atualizada onde perdem o sentido distinções convencionais como fachada principal secundária, frente e traseiras, jardim e logradouro, corredor interior e alpendre, esta obra ilustra de modo claro a reinterpretação, pela arquitetura do Movimento Moderno, dos programas de maior impacto social.

Morada
Rua Ascensão Guimarães
8100-542 Loulé
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

AGAREZ, Ricardo “O Centro de Assistência Social Polivalente de Loulé no arquivo do arquitecto Manuel Laginha” in Monumentos: Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, n.º 23. Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 2005, p. 172-183.

Alunos do 1.º ano do Curso de Licenciatura em Psicologia Clinica do INUAF (Ano Lectivo de 2004-2005), Um olhar sobre a Casa da Primeira Infância – Loulé. Loulé, [s.n.], [s.d.].

Data de atualização
14/08/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,085,832