"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício da “Música Nova”

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Em vias de classificação: Valor Concelhio
Valor patrimonial
Valor Arquitetónico
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Loulé
Descrição

Imóvel cuja identidade do construtor é desconhecida. No entanto, as datas de 1806 e 1812 que figuram na verga de nível situada sobre o vão da escada central de acesso ao interior do solar, sugerem-nos o período inicial de construção. Estas são complementadas com a de 1829, gravada no fecho do arco situado no cimo do 1.º lanço de escadas, que possivelmente se refere ao ano da conclusão do edifício.

 

Segundo Ataíde Oliveira, o edifício foi habitado pelo Coronel Simão de Azevedo Silva Lobo e, nos meados do século XIX, constituiu um famoso centro de reunião das pessoas mais importantes da vila e da província, tendo adquirido celebridade através dos grandes bailes realizados nas suas salas.

 

Posteriormente, o solar foi utilizado como sede da Banda Filarmónica “Artistas de Minerva”, também designada “Música Nova”.

 

Originalmente, o edifício é uma casa burguesa de dois pisos que apresenta uma fachada de conceção de raiz erudita. Esta desenvolvia-se simetricamente a partir de um eixo central formado por um vão de sacada e um vão de porta nobres que se salientam pelo maior trabalho das suas guarnições de pedra com enrolamentos.

A porta principal é ladeada por dois óculos de abertura oval moldurada. As sacadas e os óculos apresentam um trabalho de ferro forjado característico da 1.ª metade do século XIX.

De salientar ainda como pormenor notável uma chaminé articulada ao volume lateral posterior.

 

Em 2008 o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Loulé. Atualmente, o Município aprovou um projeto do Arquiteto Vítor Mestre para a recuperação do imóvel. Pretende-se refuncionalizar o espaço com três valências distintas e complementares - Conservatório de Música de Loulé, sede da Banda Filarmónica “Artistas de Minerva” e um Auditório Municipal, para que, no seu conjunto, venha a ser um pólo musical de referência para a região algarvia.

Morada
Rua Sacadura Cabral
8100 Loulé
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Data de atualização
14/08/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,047,047