"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Portugal no Mundo

Ruínas de São Miguel Arcanjo

País: Brasil

Localização
Rio Grande do Sul
Tipo de Património
Portugal no Mundo
Proteção Jurídica
http://whc.unesco.org/en/list/275/
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitetura Religiosa - Construções Singulares
Valor patrimonial
Valor Arquitetónico
Áreas Artísticas
Arquitetura Religiosa
Uso atual
local de visita
Proprietário/Instituições responsáveis
IPHAN
Descrição
Bem no interior do país, no Rio Grande do Sul, ficam as ruínas jesuíticas dos Sete Povos das Missões junto à fronteira com o Paraguai e Argentina a 485 Km da capital do Estado. Só pode lá chegar de carro ou de excursão, a menos que utilize o aeroporto da cidade de Santo Ângelo, construída sobre uma aldeia jesuíta a partir daí será só 50 Km de estrada.

As imponentes ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões, classificadas Património Mundial da Humanidade, lembram a catequisação dos índios guaranis pelos jesuítas, as célebres Reduções.

Quem assistiu ao filme “Mission” entenderá melhor a história que rodeia estas inúmeras construções do Séc. XVII erguidas pelos jesuítas espanhóis.

A melhor preservada das reduções jesuíticas fica todavia na Argentina, trata-se da igreja de Santo Inácio que data de 1610. Esta, conjuntamente com a redução de Jesus del Tavarangue, no Paraguai, estão também classificadas pela UNESCO.

Lúcio Costa, o urbanista de Brasília projetou nas ruínas o Museu das Missões de visita obrigatória com imaginária barroca de origem jesuítica. Ao pôr do sol, assista ao espectáculo de som e luz após o encerramento das visitas às ruínas. A história do local é o tema da apresentação.

No século XVIII, já na segunda metade, aconteceu por aqui o provável maior genocídio dos povos indígenas da América praticado por portugueses e espanhóis contrários à Constituição da República Guarani no espaço da atual fronteira entre Argentina e o Brasil a partir de vários aldeamentos com milhares de guaranis cristianizados junto ao rio Uruguai.

Como memória, a imensa Catedral de São Miguel Arcanjo impõe-se ainda nas suas impressionantes ruínas suficientes para testemunhar o traço de Giovanni Prímoli. A obra demorou pouco mais de dez anos até a sua conclusão.

 

Estado de Conservação
Bom
Programas e Projetos
Para alojamento recomenda-se o Wilson Park Hotel que procura seguir a arquitectura jesuítica, ou a Pousada das Missões.
Modo de funcionamento
Visitas
9hs ás 12hs - 14hs às 18hs, de Terça-feira a Domingo. Encerra às segundas-feiras
Durante o horário de verão: 9hs às 12hs - 14hs às 20hs
Espetáculo de Som
Durante o horário de verão - 21hs30min
Fevereiro, Março, Abril, Agosto, Setembro, Outubro - 20hs
Maio, Junho, Julho - 19hs


Morada
São Miguel das Missões, RS
CEP 123456
São Miguel das Missões
Telefone
(0055) 3381-1294
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Bibliografia

RASQUILHO, Rui, Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – 5. Brasil, CNC, 2003

Data de atualização
11/04/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,591,954