"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Portugal no Mundo

Ruínas de São Miguel Arcanjo

País: Brasil

Localização
Rio Grande do Sul
Tipo de Património
Portugal no Mundo
Proteção Jurídica
http://whc.unesco.org/en/list/275/
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitetura Religiosa - Construções Singulares
Valor patrimonial
Valor Arquitetónico
Áreas Artísticas
Arquitetura Religiosa
Uso atual
local de visita
Proprietário/Instituições responsáveis
IPHAN
Descrição
Bem no interior do país, no Rio Grande do Sul, ficam as ruínas jesuíticas dos Sete Povos das Missões junto à fronteira com o Paraguai e Argentina a 485 Km da capital do Estado. Só pode lá chegar de carro ou de excursão, a menos que utilize o aeroporto da cidade de Santo Ângelo, construída sobre uma aldeia jesuíta a partir daí será só 50 Km de estrada.

As imponentes ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões, classificadas Património Mundial da Humanidade, lembram a catequisação dos índios guaranis pelos jesuítas, as célebres Reduções.

Quem assistiu ao filme “Mission” entenderá melhor a história que rodeia estas inúmeras construções do Séc. XVII erguidas pelos jesuítas espanhóis.

A melhor preservada das reduções jesuíticas fica todavia na Argentina, trata-se da igreja de Santo Inácio que data de 1610. Esta, conjuntamente com a redução de Jesus del Tavarangue, no Paraguai, estão também classificadas pela UNESCO.

Lúcio Costa, o urbanista de Brasília projetou nas ruínas o Museu das Missões de visita obrigatória com imaginária barroca de origem jesuítica. Ao pôr do sol, assista ao espectáculo de som e luz após o encerramento das visitas às ruínas. A história do local é o tema da apresentação.

No século XVIII, já na segunda metade, aconteceu por aqui o provável maior genocídio dos povos indígenas da América praticado por portugueses e espanhóis contrários à Constituição da República Guarani no espaço da atual fronteira entre Argentina e o Brasil a partir de vários aldeamentos com milhares de guaranis cristianizados junto ao rio Uruguai.

Como memória, a imensa Catedral de São Miguel Arcanjo impõe-se ainda nas suas impressionantes ruínas suficientes para testemunhar o traço de Giovanni Prímoli. A obra demorou pouco mais de dez anos até a sua conclusão.

 

Estado de Conservação
Bom
Programas e Projetos
Para alojamento recomenda-se o Wilson Park Hotel que procura seguir a arquitectura jesuítica, ou a Pousada das Missões.
Modo de funcionamento
Visitas
9hs ás 12hs - 14hs às 18hs, de Terça-feira a Domingo. Encerra às segundas-feiras
Durante o horário de verão: 9hs às 12hs - 14hs às 20hs
Espetáculo de Som
Durante o horário de verão - 21hs30min
Fevereiro, Março, Abril, Agosto, Setembro, Outubro - 20hs
Maio, Junho, Julho - 19hs


Morada
São Miguel das Missões, RS
CEP 123456
São Miguel das Missões
Telefone
(0055) 3381-1294
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Bibliografia

RASQUILHO, Rui, Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – 5. Brasil, CNC, 2003

Data de atualização
11/04/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,914,375