"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Portugal no Mundo

Petrópolis

País: Brasil

Museu Imperial Túmulos do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina
Localização
Rio de Janeiro
Tipo de Património
Portugal no Mundo
Identificação Patrimonial
Conjunto
Valor patrimonial
Valor de Memória
Descrição

No estado do Rio de Janeiro a cerca de 70 Km para o interior, na estrada que o levará às cidades históricas de Minas Gerais e a Brasília, fica a cidade imperial de Petrópolis criada por decreto em Março de 1843.

A urbe foi cidade de férias do Imperador do Brasil D. Pedro II, filho de D. Pedro I e também rei português D. Pedro IV, que proclamou a independência ao Brasil em 7 de Setembro de 1822 junto ao rio Ipiranga próximo de São Paulo.
Recomenda-se uma visita ao palácio do Rio Negro, hoje residência de verão do Presidente da República, e em seguida uma passagem pela casa da mulher do Conde D’Eu , a Princesa Isabel.

Isabel assinou a lei Áurea a 13 de Maio de 1888 que libertou os escravos na sequência da lei do Ventre Livre de 28 de Setembro de 1871 que declarava serem livres aos 21 anos os escravos nascidos depois da data de assinatura da lei. Com este titubear político de raiz económica, o Brasil e os Estados Unidos foram os últimos países ocidentais a terminar com a escravatura.

Em 1884 construiu-se a catedral de S. Pedro, em estilo neo-gótico de gosto francês que acolhe os restos mortais do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina em túmulos de granito cobertos com as estátuas jacentes dos defuntos. Isabel e o Conde D’Eu mereceram iguais honras funerárias.

O Palácio Imperial, terminado em 1855, foi usado pelos Braganças sobretudo durante os calores húmidos do Rio, entre Dezembro e Março, e acolhe hoje o Museu Imperial com um importante acervo do tempo do Império.

Construído por D. Pedro II, em traça neoclássica, é um edifício monótono com um razoável acervo através do qual se pode entender o quotidiano da família imperial.

Mobiliário e roupa de aparato, a coroa, o ceptro e o manto usados pelo Imperador estão expostos conjuntamente, com condecorações e outros objectos pessoais ao longo de dezenas de salas atapetadas com madeiras raras e ornadas por estuques decorados ao gosto da época.

Próximo de Petrópolis, em Itaipava, há uma fábrica de faiança, herdeira de tradições industriais cerâmicas alcobacenses foi fundada pelo patriarca da família Salvador que decidiu viajar para o Brasil no início do século XIX.

Terra de pousadas, algumas delas de qualidade superior, seja na culinária, seja nos serviços, Petrópolis aninha-se na Serra dos Órgãos onde pode fazer alguns percursos a pé e apreciar além de panorâmicas quase mágicas, espécies botânicas únicas no mundo.

Em 1944 construiu-se ao bom estilo da Normandia um casino-hotel próximo à entrada da cidade para quem vem do Rio de Janeiro, vale pela imponência e enquadramento paisagístico.
Destaque ainda para a Pousada da Alcobaça edifício do início do século XX engalanado com móveis antigos, na Locanda della Mimora no meio de um vale cheio de árvores, no Capim Santo construído no meio de um parque no Parador Santarém onde as crianças tem atendimento especial. Há muito mais para ver salpicando as serranias e os vales da cidade de Pedro e em todas elas encontra cozinha de qualidade.

Morada
Petrópolis
RJ
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Bibliografia
RASQUILHO, Rui, Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – 5. Brasil, CNC, 2003
Data de atualização
19/01/2017
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,941,942