"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Portugal no Mundo

Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro

País: Brasil

Tipo de Património
Portugal no Mundo
Descrição


O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, fundado em 14 de maio de 1837, possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal e o seu primeiro presidente foi o Dr. José Marcelino da Rocha Cabral.

É uma instituição oferecida pelos portugueses ao Brasil, como prova de gratidão dos que vieram realizar seus objetivos de vida neste país. A biblioteca é aberta ao público e os cursos de Literatura, História, Antropologia, Artes e Linguística são destinados principalmente a estudantes universitários.

Neomanuelino
A construção do edifício-sede foi iniciada em 10 de junho de 1880 (D. Pedro II lançou a pedra fundamental) e seguiu um projeto de traço "neomanuelino" de autoria do arquiteto português Raphael da Silva e Castro.
A inauguração ocorreu em 10 de setembro de 1887 e contou com a presença da Princesa Isabel e do Conde D'Eu. Nessa solenidade, o escritor Ramalho Ortigão afirmou em seu discurso: "Se um dia o nome de Portugal houver de desaparecer da carta política da Europa, esta Casa será ainda como a expressão monumental do cumprimento da profecia:... não se cabe a Língua, nem o nome português na terra".
Também devem ser registradas as palavras do grande brasileiro Joaquim Nabuco proferidas na mesma altura: "As pedras deste edifício são estrofes de Os Lusíadas".
No Real Gabinete foram realizadas as primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras, sob a presidência de Machado de Assis.
Na fachada, de autoria do escultor Simões Lopes, estão as estátuas de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e do Infante D. Henrique.
No salão nobre, 36 brasões de cidades portuguesas da época da construção do edifício ornam a cimalha que delimita as paredes do teto.

Obras Raras
Entre as obras raras da biblioteca podemos citar um exemplar da edição "princeps" de "Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à "Companhia de Jesus"; as "Ordenações de D. Manuel", por Jacob Cromberger, editados em 1521; os "Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram", editados em 1539; "Verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez", de 1540.
Possui ainda os manuscritos autógrafos do "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco, e "O Dicionário da Língua Tupy", de Gonçalo Dias.
A biblioteca está inteiramente informatizada.



Arte e Beleza
Além do acervo bibliográfico, com obras raras, manuscritos, cartas e primeiras edições, o Real Gabinete possui uma importante coleção numismática e pinturas de José Malhoa, Carlos Reis, Oswaldo Teixeira, Eduardo Malta e Henrique Medina. Também merece registo o "Relicário da Saudade", em homenagem a Sacadura Cabral e que contém um pergaminho com assinaturas do Papa Pio X, do Rei de Portugal, D. Manuel II, do Rei de Espanha, Afonso XIII, e do Rei da Bélgica, Alberto I; o "Altar da Pátria", peça em prata cinzelada e em marfim, com 1,70m de altura, evocativa dos feitos dos navegadores portugueses, que fez parte da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil realizada no Rio de Janeiro em 1922; e ainda uma placa oval de prata e marfim, repuxada e cinzelada, de homenagem a Camões, com cenas mitológicas representando o Olimpo e que esteve também naquela Exposição.

Modo de funcionamento
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Morada
Rua Luís de Camões, 30, Centro
20051-020
Rio de Janeiro
Telefone
(+ 55 21) 2221-3138
Fax
(+ 55 21) 2221-2960
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
05/01/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,318