"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Bernardino Machado

País: Portugal
Distrito: Braga
Concelho: Vila Nova de Famalicão

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Equipa Técnica
Coordenação Científica - Prof. Doutor Norberto Ferreira da Cunha
Descrição

O equipamento cultural que está localizado no Palacete Barão da Trovisqueira, bem no centro da cidade famalicense. 
O palacete foi mandado construir por José Francisco da Cruz Trovisqueira na segunda metade do século XIX, depois de regressar do Brasil para onde tinha emigrado com apenas 10 anos de idade. Depois de se fixar definitivamente em Portugal, desenvolveu vários projetos, entre os quais uma fábrica de fiação de lã, em Riba de Ave, dotada de um equipamento de fiar com 200 fusos movidos por ação hidráulica, uma tecnologia inovadora num concelho em que a fiação e a tecelagem eram ainda processadas manualmente. Em 1864 foi-lhe concedido o título de Barão. Salientou-se também pelos cargos políticos que exerceu: chefe local do Partido Progressista, deputado em duas legislaturas e Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão em cinco mandatos.
No palacete, cuja construção ficou concluída em 1857, o Barão de Trovisqueira recebeu o rei D. Pedro V e, anos mais tarde, o rei D. Luís I e a rainha D. Maria Pia. A falência dos bancos e a inevitável crise financeira que se gerou nos finais do século XIX, obrigaram-no a abrir mão do seu património, nomeadamente do palacete, o qual seria vendido em hasta pública a Guilherme Teixeira Folhadela para aí instalar os Armazéns Folhadela.
Datam de 1944 – quando o palacete voltou a mudar de proprietário –, as profundas alterações da ala sul, com especial incidência na fachada do edifício. A partir de então o imóvel vai ser ocupado para os mais variados fins: Escola Comercial e Industrial, em 1957, Tribunal de Vila Nova de Famalicão em finais dos anos sessenta, servindo ainda para a instalação de diversos serviços.
A 30 de Setembro de 1988 a Câmara Municipal comprou o palacete já bastante degradado e a ameaçar ruína, tendo definido como prioridade a reabilitação faseada do edifício, cujas linhas arquitetónicas e artes decorativas caracterizam, de forma singular, as construções típicas do brasileiro “torna-viagem”. Em 1995, após a Mostra Nacional do acervo de Bernardino Machado, doado pelos seus familiares ao município, a Câmara decidiu aí instalar o Museu Bernardino Machado, dignificando assim a memória do ilustre estadista, “famalicense de coração”.

Modo de funcionamento

HORÁRIO
Terça-feira a sexta-feira
10h00 às 17h30
Sábado e Domingo
14h30 às 17h30
Encerrado
Segunda-feira e feriados 
ACESSIBILIDADE
Entrada gratuita

Morada
Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79
4760-114 Vila Nova de Famalicão
Telefone
252 377 733
Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Data de atualização
14/12/2016
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,903,519