"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Centro Cultural do Cartaxo

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Cartaxo

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Município do Cartaxo
Descrição


Um exemplo de modernidade arquitetónica. 

Temos aqui alternado a referência aos teatros “históricos” com os grandes centros de espetáculos construídos a partir do final do século XX/início do século XXI: e alternando ainda com aquilo a que chamamos geração dos cine-teatros,  dominante a partir dos anos 40/50 até hoje, e como tal,  ainda representativa de  parte considerável da rede de salas de espetáculo pelo país fora. E de facto, o que mais interessa é, precisamente, esta simultaneidade arquitetónica, urbana e cultural, que inclusive valoriza, e de que maneira, o grande interior do país.

Acresce que muitos dos centros de atividade cultural e de espetáculos são polivalentes: valem pela atividade, mas valem também pela qualidade e modernidade arquitetónica. Em muitos e muitos casos, valorizam os centros urbanos respetivos. E sobretudo, trazem uma potencialidade cultural e recreativa que, precisamente pela polivalência, mais qualifica os meios urbanos e a vida e cultura das populações.

O Centro Cultural do Cartaxo, que hoje aqui evocamos, é inaugurado em 2005, no local do antigo Cineteatro Ribatejano, este inaugurado em 1947 e demolido em 1988. E ainda se acrescenta que o Centro Cultural pode e deve ser referido numa perspetiva de celebração dos 150 anos de nascimento de Marcelino Mesquita (1856-1919), como bem sabemos dramaturgo marcante no início da renovação do teatro português e não só.

Natural precisamente do Cartaxo, onde nasceu e criou grande parte da sua vasta obra, Marcelino Mesquita desenvolve atividade política como deputado republicano numa época ainda pouco propícia (1890-1892). Mas sobretudo, no que aqui nos ocupa, escreve para cima de 30 peças de teatro, percorrendo e modernizando os géneros então (e ainda hoje) dominantes, do teatro histórico ainda próximo do romantismo ao realismo-naturalismo algo percursor, da comédia ao drama, do teatro em verso à opereta. Alem de mais uma obra literária válida e variada.

Duas das peças situam-se na região, como tal aliás identificadas nas notas de cena: “O Auto do Busto” (1899) em “Uma charneca no Ribatejo”, e “O Tio Pedro” (1902) em ”a casa de fora de um casal remediado no Ribatejo”. (cfr. “Teatro Completo”, de Marcelino Mesquita, pesquisa, organização e introdução de Duarte Ivo Cruz, ed. INCM 2006/7).

E tudo isto permite-nos dizer que não seria deslocado designar o Centro Cultural do Cartaxo como Centro Cultural Marcelino Mesquita…

Até porque o Centro em si mesmo, na sua qualidade e modernidade arquitetónica e funcional, e também pela localização privilegiada, junto à Camara Municipal, à Praça de Touros, ao Mercado e ao Tribunal, integra e valoriza o centro urbano, que constitui, como se vê, um verdadeiro centro cívico. E até se denomina Centro…

O Centro Cultural do Cartaxo é um projeto dos Arquitetos Cristina Veríssimo de Diogo Burnay. E desde logo se destaca pela harmonização de uma linha arquitetónica, notavelmente moderna, com a urbanização mais tradicional do centro em que se implanta: e note-se que o termo “tradicional” comporta aqui modernização e heterogeneização.

A recetividade local foi merecidamente elogiosa. Tal como escrevemos em estudo editado pelo Centro Nacional de Cultura, “tratava-se de encaixar um edifício de porte, com duas salas de teatro e demais espaços culturais, na escala urbana dominante, o que é em si muito meritório. E a solução foi destacar a sala principal, situando-as sobre o foyer numa saliência arquitetónica que se lança sobre a rua e cria, através de janelões, uma simbiose entre o interior do teatro e o espaço urbano envolvente” (cfr. “Teatros em Portugal – Espaços e Arquitetura” ed.  Mediatexto e Centro Nacional de Cultura, 2008 pag.94).

E efetivamente, o edifício impõe-se pela arrojada originalidade da sua expressão arquitetónica. Desde logo, porque a fachada envidraçada confere uma original “participação” de quem transita, valorizando em si mesmo o interior do Centro. E é de realçar a dualidade das salas, que permite uma maior adequação do relacionamento publico/espetáculo, essência afinal de um edifício exatamente vocacionado para espetáculos em direto…

A lotação da sala maior é de 330 lugares, a da sala mais pequena, de 90 lugares. Tal como escreveu Maria do Rosário Salema de Carvalho, “o edifício tira partido da utilização combinada das superfícies envidraçadas e dos volumes em betão, ganhando especial significado o elemento que se projeta sobre a fachada principal e que corresponde, no interior, à zona da reggie pois a sala maior encontra-se suspensa sobre o foyer”. (in “Portugal Património” dir. Álvaro Duarte de Almeida e Duarte Belo vol.VI, ed. Círculo de Leitores 2007, pag. 234).

E é de realçar que do exterior pode ver-se grande parte da zona de público: só não se pode ver, obviamente, a zona do palco!


Duarte Ivo Cruz

Modo de funcionamento
Horário de Bilheteira
4.ª e 5.ª feira das 15h00 às 20h00, 6.ª e sábado das 15h00 às 22h00. Em caso de eventos agendados ao domingo, a bilheteira funciona das 15h00 às 19h00.

Reservas de Bilhetes
As reservas são válidas até 24 horas antes do início do espetáculo e podem ser efetuadas por telefone ou por e-mail.
Morada
Rua 5 de Outubro
2070-059
Cartaxo
Telefone
243 701 600
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
17/03/2017
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,347