"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Quinta do Saldanha e Ermida do Senhor Jesus dos Aflitos

Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Descrição


Conjunto edificado no século XVI, com posteriores reconstruções. Instituído no século XVI por Duarte da Gama o morgadio enquadrava-se na tipologia das construções daquela altura dedicadas à exploração agrícola e existentes nos arredores de Lisboa. Originalmente a propriedade era constituída por diversas construções destinadas ao uso agrícola, pela casa principal de dois pisos, um oratório onde se dizia missa, jardins com flores, horta, vinhas e pomar, salinas e um moinho de maré de quatro mós. Do conjunto destacava-se o portão principal sobre o qual se encontravam as armas do seu instituidor, ou seja Duarte da Gama que hoje em dia ainda se pode observar. O brasão em pedra lioz colocado “au balon” envolto numa cartela com motivos vegetalistas ostenta um perfeito, belíssimo e correto ordenamento dentro das boas regras da Heráldica.

Com o terramoto de 1755 todo o conjunto se arruinou tendo sido alvo de uma profunda reconstrução, dando ao solar e à ermida as características que podemos observar nos nossos dias.

A ermida, de nave única revela uma preocupação estética que não se encontra na casa. O seu interior é de grande simplicidade destacando-se o arco triunfal que separa a capela-mor do resto da ermida. Na capela-mor observa-se um retábulo de madeira polícroma com frontão triangular de características neoclássicas decorado no vértice e no tímpano, onde se pode observar uma belíssima imagem de Cristo crucificado em marfim de modelo agonizante que remonta possivelmente ao século XVII-XVIII e é um notabilíssimo trabalho indo-português. Do recheio da ermida faz ainda parte uma imagem de Nossa Senhora da Piedade em madeira polícroma com um belíssimo estofado, datada do século XVII. Embora a sua anterior invocação fosse Nossa Senhora das Dores conforme se pode constatar pelo medalhão existente sobre o portal principal, a actual invocação reflecte a enorme devoção popular à imagem do Salvador Crucificado sob a denominação do Senhor Jesus dos Aflitos.

A quinta é popularmente conhecida por Quinta do Saldanha devido ao facto de a propriedade ter pertencido à família Saldanha da Gama, resultante da união entre as duas famílias por casamento.

 

Modo de funcionamento
Informações: (+351) 21 230 11 17 ou 21 231 19 84 (Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense)
Morada
Quinta do Saldanha – Montijo
Telefone
(+351) 212 301 117
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
18/10/2017
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,223,987