"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Jorge

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto n.º 45/93 - 30/11/1993
Descrição

 

Construção do século XV, com posteriores remodelações. Do edifício original poucos vestígios existem hoje em dia uma vez que o templo é uma reconstrução da época de D. João V.

A fachada é coroada por um frontão de pedra interrompido pelo janelão do coro, e encimado por uma pequena cruz de pedra, tendo do seu lado direito a torre sineira. O portal, rematado por um pequeno frontão curvo é enquadrado por quatro pequenas frestas gradeadas, tendo as do nível inferior, por baixo, uma pequena lápide onde se encontra a cruz da Ordem de Santiago.

O interior é de uma só nave de abóbada de berço pintada onde se observa uma exaltação a São Jorge pintada por Pereira Cão em 1904, e as paredes da nave encontram-se revestidas por azulejos azuis e brancos datados de 1740 figurando cenas da vida do orago.

Na capela-mor podemos observar o altar em talha dourada setecentista e as paredes revestidas de azulejos polícromos do século XVII, representando cenas do Antigo Testamento e no pavimento duas lápides sepulcrais quinhentistas.

A igreja tem batistério cujas paredes estão forradas com azulejos do século XVIII, apresentando no teto uma pintura que evoca o Batismo de Cristo no Rio Jordão.

Morada
Largo da Igreja, Sarilhos Grandes
Telefone
(+351) 21 289 69 59
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
23/01/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
93,059,144