"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Jorge

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto n.º 45/93 - 30/11/1993
Descrição

 

Construção do século XV, com posteriores remodelações. Do edifício original poucos vestígios existem hoje em dia uma vez que o templo é uma reconstrução da época de D. João V.

A fachada é coroada por um frontão de pedra interrompido pelo janelão do coro, e encimado por uma pequena cruz de pedra, tendo do seu lado direito a torre sineira. O portal, rematado por um pequeno frontão curvo é enquadrado por quatro pequenas frestas gradeadas, tendo as do nível inferior, por baixo, uma pequena lápide onde se encontra a cruz da Ordem de Santiago.

O interior é de uma só nave de abóbada de berço pintada onde se observa uma exaltação a São Jorge pintada por Pereira Cão em 1904, e as paredes da nave encontram-se revestidas por azulejos azuis e brancos datados de 1740 figurando cenas da vida do orago.

Na capela-mor podemos observar o altar em talha dourada setecentista e as paredes revestidas de azulejos polícromos do século XVII, representando cenas do Antigo Testamento e no pavimento duas lápides sepulcrais quinhentistas.

A igreja tem batistério cujas paredes estão forradas com azulejos do século XVIII, apresentando no teto uma pintura que evoca o Batismo de Cristo no Rio Jordão.

Morada
Largo da Igreja, Sarilhos Grandes
Telefone
(+351) 21 289 69 59
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
23/01/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,925,016