"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Descrição

 

Criado por decisão da Autarquia, em 21 de agosto de 1929, as obras de construção do Parque Municipal, realizadas ao estilo tradicional português, arrastaram-se por vários anos, passando do afã construtivo inicial ao estado de abandono que tinha em 1949. Em 1952, o Executivo liderado por José da Silva Leite, considerando o Parque de extrema importância para o bem-estar da população, propôs a remodelação integral do espaço.

O projeto foi entregue ao consagrado arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral (1909-1992), formado em Berlim, pioneiro do ensino da arquitetura paisagista em Portugal e autor de inúmeros projetos em Portugal e no estrangeiro. Em 10 de janeiro de 1956, Caldeira Cabral apresentou o projeto que após algumas retificações, foi aprovado em 1959.

Implantado numa área de cerca de 3,5 hectares, o Parque forma um retângulo de 270m x 120m, onde foram plantadas árvores da flora nacional.

Hoje mantém-se um aprazível espaço verde, com amplas áreas de relvado, área desportiva (ringue), zona de bar e recantos mais intimistas.

Recebeu o nome do seu maior impulsionador, Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, líder do executivo camarário da década de 30 do século XX.

Situado no centro do Montijo, é um dos ex-líbris da nossa cidade e um dos jardins mais antigos, com um amplo espaço verde, onde se inserem inúmeras espécies florísticas. Contém espaço infantil, ringue para diversos desportos e equipamento de cafetaria.

Área aproximada: 35829m²

 

Flora predominante
Podemos encontrar um grande número de espécies, entre elas destacamos os carvalhos, os sobreiros, os choupos, os freixos, as olaias, as tílias, os amieiros, os loureiros, os cedros, entre outros.
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
03/04/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,239