"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Arquivo Municipal do Montijo

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montijo
Descrição

É um arquivo público que tem à sua guarda os documentos produzidos e recebidos pelos serviços da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, no decurso das suas funções ou atividades públicas, e conservados para servirem como elementos de gestão e prova dessas mesmas funções/atividades, podendo ser, posteriormente, utilizados como elementos de estudo da História do concelho.

Na tentativa de preservar a memória coletiva do nosso concelho, é, igualmente, objetivo do Arquivo Municipal proceder à recolha e tratamento técnico da documentação produzida/recebida pelas várias instituições do concelho, no decurso da sua atividade, nomeadamente, associações, indústrias ou comércio, para, desta forma, contribuir para o estudo do nosso passado, condição para melhor perceber o presente e projetar o futuro.

Notícia Histórica

A decisão de constituir o Arquivo Municipal do Montijo, com atribuições, unicamente, no âmbito da documentação histórica da autarquia, foi tomada em reunião do executivo camarário de 15 de abril de 1987.

A sua primeira instalação, com serviço de leitura pública, aconteceu, no ano de 1993, na Rua João Gama Lobo, depois de ter passado, juntamente com outros serviços culturais, pelas instalações do atual Museu Municipal. Do seu acervo documental constava, basicamente, o fundo histórico da Câmara Municipal, o fundo da Administração do Concelho e, após 1991, o arquivo histórico da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.

A partir do ano de 1998, o Arquivo Municipal instala-se no Pátio Aldegalega, loja H, na Rua Luís Calado Nunes, e passa a ter um papel mais ativo junto da administração, intervindo em todo o circuito documental, desde a fase administrativa dos documentos, à sua fase intermédia e histórica.

Com o objetivo de dotar o Arquivo Municipal de instalações ideais à preservação, descrição e comunicabilidade dos seus documentos, foi assinado, em 31 de agosto de 1999, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, no âmbito do chamado PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais).

A primeira fase da construção das novas instalações do Arquivo Municipal foi inaugurada a 9 de novembro de 2001, aproveitando o antigo edifício da Secil Prebetão, na Estrada do Pau Queimado, ficando, desde logo, prevista a sua ampliação, de modo a aumentar para o triplo a sua área de depósito, através de uma adenda ao acordo inicial com o IAN/TT.

A inauguração das novas instalações do Arquivo Municipal, fruto desta 2ª fase do PARAM, aconteceu no dia 22 de junho de 2007.

Merecem destaque, nesta última obra: o aumento da capacidade de instalação dos seus depósitos, em cerca de mais 3.000 metros lineares de estantaria (cifrando-se, neste momento, em cerca de 4.500 m.l. a sua capacidade total de depósito); a criação de uma sala de pré-arquivagem e um espaço de exposição; e a instalação de um sistema de ar condicionado, para as áreas de depósito.

Modo de funcionamento

Segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Morada
Estrada do Pau Queimado, Afonsoeiro
2870 Montijo
Telefone
21 232 68 30/1
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
27/03/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,571