"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Cineteatro Messias

País: Portugal
Distrito: Aveiro
Concelho: Mealhada

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal da Mealhada
Descrição

Referimos hoje dois cineteatros que marcam uma tradição cultural e arquitetónica no concelho da Mealhada. E se evocamos e analisamos especificamente estes dois exemplos, é precisamente porque, cada um na sua época e com historiais bem diversos, documentam essa mesma tradição descentralizadora, no sentido de abrangência, numa época quem que a centralidade urbana era bem mais marcante do que hoje.

Referimo-nos então aos dois Cineteatros “históricos” do Concelho de Mealhada: Cineteatro Avenida, no Luso, e Cineteatro Messias, na sede do Concelho.

Por este começaremos a descrição.

Trata-se de um projeto arquitetónico de Raul Rodrigues de Lima e o nome já de si constitui garantia de qualidade. Lembramos designadamente, no que respeita a salas de espetáculo, desde logo o Monumental e o Cinearte em Lisboa, mas também cinemas e teatros em Lagos e em Ponta Delgada.

Neste caso concreto do Cineteatro Messias da Mealhada, a iniciativa deveu-se sobretudo ao empresário Messias Batista, que em boa hora decidiu dotar a cidade de um edifício cultural que substituísse o velho Theatro Mealhadense, há muito desativado. Daí, esta designação algo insólita – Cineteatro Messias, sendo certo que, à data da inauguração, o edifício se denominou mais simplesmente Cine-Teatro da Mealhada. E foi então inaugurado em 18 de janeiro de 1950.

É de assinalar a imponência do edifício e a originalidade do projeto arquitetónico, concebido a partir da fachada curvilínea dominada por uma torre que domina quer a fachada, quer a varanda que acompanha a curva feita em terraço. Só por si, essa qualidade arquitetónica merece o maior destaque.

Bem próximo, no Luso, foi inaugurado nos anos 30 do século passado o Cineteatro Avenida. Curiosamente, o projeto arquitetónico tem semelhanças com o Cineteatro Messias, pelo menos no destaque da zona da fachada, que se define numa vasta varanda.  E é de assinalar que este Cineteatro Avenida esteve encerrado mais de 20 anos.

Voltaremos à evocação.

Duarte Ivo Cruz

Modo de funcionamento

Horário de bilheteira
Qua. e Qui.: 15h00 às 21h00
Sex., Sáb. e Dom.: 15h0 às 22h00*
* encerra no final do cinema/espetáculo

Morada
Avenida da Cidade
3050 - Mealhada
Telefone
231 209 870
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
26/10/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "Distante - Paisagens, Máquinas, Animais"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o novo espetáculo de Dança Contemporânea de Né Barros, que terá lugar na próxima sexta-feira, 6 de outubro, às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
83,602,363