"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém

Foto © Enrique Vives-Rubio / Centro Nacional de Cultura
Tipo de Património
Património Material
Uso atual
Local de culto
Proprietário/Instituições responsáveis
Reitor do Santuário - Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas
Descrição

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima dá expressão ao pedido de Nossa Senhora do Rosário, aludido já em 13 de agosto de 1917 e expressamente indicado na aparição de 13 de outubro desse ano a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto: «Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário» (Primeira Memória da Irmã Lúcia). A capelinha foi erguida em 1919 no local das aparições de 1917 na Cova da Iria e, desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.

O Santuário de Fátima é local de peregrinação, que faz memória do seu acontecimento fundante, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. O acolhimento pastoral dos peregrinos é elemento primordial da sua missão.

O Santuário de Fátima custodia a mensagem do acontecimento de Fátima. É sua missão o estudo e a difusão desta mensagem, trabalhada como meio de evangelização em Portugal e no mundo.

O Santuário de Fátima é, por vontade expressa da Sé Apostólica, um Santuário Nacional.

Morada
Rua de Santa Isabel, 360
2495-424
Fátima
Telefone
(+351) 249 539 600
Fonte de informação
Santuário de Fátima
Data de atualização
19/12/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,450,459