"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu de Arte Sacra Orlando D'Almeida Vieira

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Vila Franca de Xira

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição
Suplantando o valor intrínseco ao seu cariz religioso clássico, o acervo do Museu de Arte Sacra Orlando D’Almeida Vieira, que se encontra depositado num anexo da Igreja da Misericórdia de Vila Franca de Xira, tem características acentuadamente regionais.

Os altares de talha da igreja, construída no século XVIII naquele local, atual Largo da Misericórdia, onde no século XV existiu a Igreja do Espírito Santo e o seu Hospital, merecem, só por si, uma visita. E interessantes são também os painéis de azulejos de 1760, alusivos às denominadas catorze obras de Misericórdia.

Estes elementos, e a arte sacra, não são o único património à guarda da Misericórdia. A ela está confiada também a Capela do Senhor da Boa Morte, em Povos. Fundada no séc. XVI, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, presta apoio social domiciliário e em lares da Terceira Idade.
Morada
R. da Barroca de Cima 20
2600-140 Vila Franca de Xira
Data de atualização
09/11/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
93,062,081