"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Muralha do Sítio

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Nazaré

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição

Foi construída com o objetivo de proteger o aglomerado urbano das tempestades de areia vindas de poente e de norte.

Construída em pedra, com passagens em arco completo em alguns arruamentos, envolve uma parte do centro histórico do Sítio da Nazaré.

A construção da Muralha do Sítio iniciou-se em 1736 e teve o seu fim em 1750, com o objetivo de evitar a invasão das areias, o que não viria a resultar, dando origem à plantação do pinhal a norte do Sítio da Nazaré.

As várias portas existentes foram sendo tapadas para impedir a entrada das areias, anulando a versatilidade da mesma, enquanto muralha de protecção com acessos de e para os campos de cultivo que existiam a poente e a norte.

Pelos anos de 1750 o Sítio encontrava-se quase submerso pelas areias trazidas pelos ventos do norte, com casas e fontes enterradas, sendo frequente os habitantes terem de sair pelos telhados por não o poderem fazer pelas portas e janelas.

Fora da muralha, em 1751, é semeada vegetação vinda de São Gião e taparam-se mais quatro portas da muralha. Em 1753 caiu uma grande parte da muralha que foi reparada em Janeiro e Fevereiro de 1754.

Administrador e Mesários da Real Casa da Nazaré ordenaram a plantação de pinheiros, de forma a conter a invasão das areias.

Fonte de informação
Câmara Municipal da Nazaré
Data de atualização
20/09/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,046,255