"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Armazém das Artes

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Alcobaça

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Equipa Técnica
Pesidente: José Aurélio
Descrição

Armazém das Artes – Fundação Cultural, foi inaugurada no dia 24 de março de 2007, sendo uma fundação independente e sem fins lucrativos.

A sua sede está localizada no centro histórico de Alcobaça, num antigo edifício que teve múltiplas ocupações desde os finais do século XIX, das quais a mais importante foi a de armazém de vinhos entre os anos 40 e 70.

Em 1995, o Escultor José Aurélio, proprietário e fundador do Armazém das Artes, deu inicio à transformação do que restava das estruturas das antigas adegas, num espaço expositivo polivalente, que se desenvolve em vários pisos numa área total de cerca de 2000 m ².

Um pequeno auditório para mais ou menos 100 pessoas, permite concretizar eventos de carácter cultural e cívico, sendo um lugar de partilha de conhecimentos, onde têm lugar conferências, debates sobre cidadania e política regional, tertúlias literárias e artísticas e projeção de documentários culturais. Uma sala polivalente para workshops e um salão equipado com palco, piano e plateia permite realizar espetáculos musicais e outros, que pela sua importância, exijam maior capacidade para um público mais numeroso.

Pensar, representar, viver são conceitos que presidem às actividades do Armazém das Artes, onde o pensamento crítico e inovador é o objetivo dominante.

Relacionando as suas áreas de intervenção com as actividades artísticas representadas na sua porta de entrada, fundida em bronze, e na qual se podem ver as imagens que simbolizam a pintura, a escultura, a música, o teatro, o cinema, a arquitectura e ainda a alquimia como símbolo da transformação que as artes operam no espírito humano, o Armazém das Artes propõe-se assim como um espaço de intervenção cultural e pedagógico junto das comunidades locais, regionais e nacionais, apresentando-se também como parceiro de futuros projetos internacionais.

Morada
Rua Eng. Duarte Pacheco, 38
2460-043 Alcobaça
Telefone
00351 262 595 269
Fonte de informação
Armazém das Artes
Data de atualização
23/09/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,320,520