"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Armazém das Artes

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Alcobaça

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Equipa Técnica
Pesidente: José Aurélio
Descrição

Armazém das Artes – Fundação Cultural, foi inaugurada no dia 24 de março de 2007, sendo uma fundação independente e sem fins lucrativos.

A sua sede está localizada no centro histórico de Alcobaça, num antigo edifício que teve múltiplas ocupações desde os finais do século XIX, das quais a mais importante foi a de armazém de vinhos entre os anos 40 e 70.

Em 1995, o Escultor José Aurélio, proprietário e fundador do Armazém das Artes, deu inicio à transformação do que restava das estruturas das antigas adegas, num espaço expositivo polivalente, que se desenvolve em vários pisos numa área total de cerca de 2000 m ².

Um pequeno auditório para mais ou menos 100 pessoas, permite concretizar eventos de carácter cultural e cívico, sendo um lugar de partilha de conhecimentos, onde têm lugar conferências, debates sobre cidadania e política regional, tertúlias literárias e artísticas e projeção de documentários culturais. Uma sala polivalente para workshops e um salão equipado com palco, piano e plateia permite realizar espetáculos musicais e outros, que pela sua importância, exijam maior capacidade para um público mais numeroso.

Pensar, representar, viver são conceitos que presidem às actividades do Armazém das Artes, onde o pensamento crítico e inovador é o objetivo dominante.

Relacionando as suas áreas de intervenção com as actividades artísticas representadas na sua porta de entrada, fundida em bronze, e na qual se podem ver as imagens que simbolizam a pintura, a escultura, a música, o teatro, o cinema, a arquitectura e ainda a alquimia como símbolo da transformação que as artes operam no espírito humano, o Armazém das Artes propõe-se assim como um espaço de intervenção cultural e pedagógico junto das comunidades locais, regionais e nacionais, apresentando-se também como parceiro de futuros projetos internacionais.

Morada
Rua Eng. Duarte Pacheco, 38
2460-043 Alcobaça
Telefone
00351 262 595 269
Fonte de informação
Armazém das Artes
Data de atualização
23/09/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,896,000